•Agricultura
Agricultores de Boa Vista começam a colher o milho da safra 2018
Os agricultores familiares do P.A Nova Amazônia e das comunidades indígenas começaram a colher o milho verde das lavouras implantadas com o auxílio da Prefeitura de Boa Vista.

Por Emanuele Pasqualotto
06/08/2018
Os agricultores familiares do P.A Nova Amazônia e das comunidades indígenas começaram a colher o milho verde das lavouras implantadas com o auxílio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai). Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar da capital, a prefeitura ajudou com o preparo do solo, disponibilizou insumos e maquinários.

No P.A Nova Amazônia, parte dessa produção será destinada à venda para alimentação animal como, por exemplo, granjas e criação de suínos, além da venda já programada para projetos de merenda escolar no Assentamento. Dentro de um mês, o milho em grãos também começa a ser colhido. A estimativa é colher até 150 sacas, uma previsão muito positiva, se tratando da primeira safra.

“Os agricultores estão muito otimistas e aguardam excelentes resultados já na primeira safra do ano. O sentimento é de que estão no caminho certo e o apoio da prefeitura foi fundamental nesse processo para que se tornem autossuficientes, o que com certeza começará a modificar o cenário do agronegócio no município”, disse o secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Marlon Buss.

PMDA - Criado para oferecer condições seguras aos produtores com a aplicação de tecnologia moderna, de forma a garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras. Os agricultores recebem todos os insumos e assistência técnica necessária para trabalhar nas lavouras e esse investimento retorna 100% para as cooperativas ou associações, que em contrapartida se fortalecem aumentando número de associados e reinvestindo esses valores na ampliação e melhoria ou na abertura de área para outros produtores.
Comunidade Serra do Truarú festeja início da colheita
Na última sexta-feira, 3, na Comunidade Serra do Truarú, aconteceu durante todo o dia uma programação especial para celebrar o início da colheita do milho. Os homens da comunidade fizeram a colheita do milho verde e as mulheres ficaram responsáveis por preparar alimentos à base de milho como pamonha, canjica e milho cozido e assado.

O tuxaua da comunidade, Augusto Maruai, disse que está muito satisfeito com os resultados das lavouras. “Fico muito contente em saber que com a ajuda da prefeitura nós pudemos produzir alimento para o consumo da comunidade e para gerar renda, o nosso trabalho com certeza vai continuar e vamos produzir muito mais”, finalizou.
O trabalho do plantio de milho nas comunidades indígenas é uma realidade. A prefeitura investe em projetos que possam melhorar a qualidade de vida e gerar renda para a população indígena das comunidades na área rural do município, no baixo São Marcos.

Dezesseis Comunidades contam com o apoio da Secretaria de Agricultura com maquinário, insumos e assistência técnica nas áreas de plantio de milho, as quais já estão colhendo parte da produção do milho verde (espigas) e colherão daqui um mês o milho em grãos, o que gerará renda para a comunidade, possibilitando também que deem continuidade no trabalho. A meta para a colheita é de até 150 sacas de milho por hectare.
Leia também