Saúde

CPCOM: Em dois anos, Centro de Prevenção do Câncer já fez mais de 35 mil atendimentos

Há dois anos, a Prefeitura de Boa Vista criou o Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama.

Por SEMUC

29/08/2018


Há dois anos, a Prefeitura de Boa Vista criou o Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama - Silvana Helena Souza Gomes (CPCOM) para contribuir com a saúde da população, especialmente das mulheres. Desde sua implantação, a unidade já fez 35 mil atendimentos em diversas áreas, com uso de equipamentos modernos e acessíveis.


O centro atua com foco na prevenção e tratamento de lesões primárias e ainda possibilitar o diagnóstico precoce das doenças do colo de útero e mama. São oferecidas especialidades como mastologia, ginecologia, patologia cervical, ultrassonografia, fisioterapia, psicologia, assistência social, enfermagem, fonoaudiologia, dermatologia, laboratório de citologia para a análise de exames de preventivo coletados nas unidades básicas de saúde e dispensação de medicamentos na farmácia.


Somente de janeiro a julho deste ano, o centro atendeu 15.285 pessoas. O serviço mais procurado é o de ginecologia e ultrassom. Em 2017, foram feitos 12.547 diagnósticos de preventivos e em 2018, até julho, já foram 6.431. Para a prefeita Teresa Surita, o centro foi uma das grandes conquistas de sua atual gestão, garantindo à população acesso a um serviço de qualidade.


“Sempre tivemos esse desafio e graças ao comprometimento dos profissionais e das parcerias parlamentares que fizemos. Conseguimos não somente implantar esse serviço, mas equipar e modernizar da melhor maneira possível e oferecer um serviço de qualidade para cuidar das mulheres boa-vistenses, que há muito tempo precisavam desses atendimentos especializados”, disse a prefeita.


A prevenção e o cuidado com a saúde das mulheres estão no foco do CPCOM , onde também é garantido o acompanhamento com médico mastologista, que atende e trata as lesões benignas de mama. Segundo o médico, Anderson César Dalla Benetta, o atendimento tem diminuído o tempo de espera para especialista.


“Com a oferta desse serviço no município, abriu-se um leque de vagas disponíveis e isso faz com que diminua o tempo de espera do paciente por um atendimento especializado. Ganha com isso o paciente e o profissional, na prevenção das doenças”.


Kellen Oliveira, 32, fez o preventivo na unidade básica do Raiar do Sol e foi necessário fazer uma cirurgia de alta frequência (CAF) e ficou satisfeita com o serviço. “Muito bom. Não esperei muito pra fazer o procedimento, estou bem e o importante é cuidar logo no início para evitar outras doenças”.


DIU – Entre outros serviços, o CPCOM oferece desde o início deste ano, a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. Para ter acesso a esse método contraceptivo, as pacientes devem ser encaminhadas pelas unidades básicas de saúde, já com todos os exames necessários.


Além do cuidado com a saúde das mulheres, o foco do CPCOM também atende homens e crianças com os serviços de fisioterapia, dermatologia, mastologia, cardiologia e fonoaudiologia. O atendimento é feito mediante encaminhamento das unidades básica de saúde.

Esmeralda Manoela Borges, de nove anos, faz acompanhamento com a fonoaudióloga há quase dois meses. Ela tem dificuldade de leitura e escrita. Seu tio, André Junior do Rosário Dias, 37, afirma que o tratamento tem trazido resultados positivos. “Hoje já percebemos o quanto ela melhorou. Era muito isolada, hiperativa e hoje já está mais calma. Já consegue ler e escrever com mais facilidade. O atendimento tem sido ótimo aqui no centro”.