Tecnologia

Estudantes do CCTI se destacam na Olimpíada Brasileira de Robótica

As equipes The Brains e Bixc8 enfrentaram grandes dificuldades, mas mostraram alto nível na competição nacional, ficando em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Por SEMUC

27/08/2018

Jornalistas: Naira Sousa e Emanuele Pasqualotto

A equipe “ The Brians ” do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, conquistou a segunda colocação na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Além dela, a equipe “ Bixc8” ficou em terceiro lugar. O evento aconteceu nesse final de semana no Pátio Roraima Shopping.
Os estudantes disputaram na modalidade Nível 1, que contou com nove equipes inscritas de todo o Estado. Eles encararam no primeiro dia um percurso fácil, sem muitos obstáculos. Mas já no segundo dia, o percurso incluiu uma dificuldade média, necessitando utilizar o sensor ultrassônico, identificando as direções direita ou esquerda.
No terceiro e último dia, o grau de dificuldade foi maior, com obstáculos que exigiram dos alunos maior concentração. O robô precisou decidir ir para a esquerda ou direita, passar por um portal, identificar objetos, subir rampa, resgatar “vítimas”.
A equipe “ The Brians ” é composta pelos alunos Ereu Cardoso, Lucas Sampaio, Luiz Felipe Cruz e Mattheus Andrade. Já a “ Bixc8 ” é representada por Hugo Alves, João Vitor Ribeiro, Luciano Sampaio e Reldson de Souza. Ambas fazem parte da Equipe Elite do CCTI.
Equipe The Braims
A Olimpíada Brasileira de Robótica tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
“Estou muito feliz, pois os alunos conseguiram provar que aprenderam muito e puderam mostrar esse conhecimento nesses três dias de competições. Sempre buscando melhorar e agregar cada vez mais conhecimento e valor nesta atividade que os alunos gostam tanto”, disse o instrutor de Robótica do CCTI, Adriel Gomes Costa.
Equipe Bixc8
Luciano Sampaio, 11 anos, participa do Projeto de Robótica do CCTI há pouco mais de um ano. Ele, que pretende seguir carreira na área de tecnologia, ficou muito contente de sua participação e em poder garantir uma premiação na OBR.
“A Olimpíada instrui as crianças em como aperfeiçoar o conhecimento na área de robótica. Minha equipe ficou muito feliz em conquistar uma boa colocação. Isso mostra o quanto nos preparamos para este dia. Sobre o futuro, me identifico com a ciência da computação e futuramente quero seguir nessa área e, quem sabe, na engenharia mecatrônica”, concluiu.
Melhor programação – A equipe “ Demolidores ” do CCTI, composta pelos alunos Kaio Menezes e Rhayniel Ferreira, ganhou o prêmio de melhor programação, premiação dada para às equipes considerando os seguintes critérios: Design dos robôs, melhor programação, Robustez, inovação dedicação e maker.