Saúde

Saúde: Campanha de vacinação contra sarampo e pólio começa na segunda-feira

Em Boa Vista, as doses das vacinas já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina, no programa Família que Acolhe e no Cernutri.

Por SEMUC

03/08/2018

A campanha nacional de imunização contra o sarampo e poliomielite começa nesta segunda-feira (6) em todo o Brasil. Em Boa Vista, as doses das vacinas já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina, no programa Família que Acolhe e no Cernutri.

O município recebeu 30 mil doses da vacina contra a poliomielite e 15 mil doses de tríplice viral, contra o sarampo. De acordo com o secretário municipal de saúde, Claudio Galvão, esse é um momento em que as famílias precisam se envolver. “Temos um mês de campanha e contamos com a parceria de todos os pais e responsáveis para levar seus filhos para se imunizarem”.

A vacina contra pólio é destinada a crianças de 01 ano a menores de 05 anos. Mais de 29 mil crianças devem ser vacinadas nessa faixa etária. Já o público alvo da vacinação contra o sarampo são crianças de 06 meses a 14 anos, a população alvo estimada em Boa Vista para vacinar contra o sarampo nessa faixa etária é de mais de 60 mil.

A prefeitura já realizou diversas ações estratégicas de intensificação contra o sarampo e foi identificado que foram vacinadas muitas pessoas apenas com a primeira dose da vacina, porém para a proteção completa precisa de uma segunda dose.

“Pelos nossos registros percebemos que a população de seis meses a 14 anos de idade tem apenas uma dose da vacina e precisam complementar o esquema para garantir a proteção, e é isso que estamos focando na campanha do sarampo e contamos com colaboração e a corresponsabilidade dos pais e responsáveis”, explica a coordenadora municipal de imunização, Márcia Figueiredo.

DIA D – Será realizado no dia 18 de agosto, com a abertura das 34 unidades básicas de saúde e sala do FQA, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Nos pontos de vacinação nos dois shoppings, das 16h às 20h e ainda em cinco escolas municipais: Laucides Oliveira (Dr. Airton Rocha), Ioládio Batista (São Bento), Palmira de Castro (Araceli), Jardim das Copaíbas (Distrito Industrial) e Hilda Franco (Cruviana), das 13h às 17h.

A prefeitura recomenda que ao levar a criança para tomar as vacinas, os pais e responsáveis levem junto a caderneta de vacinação. O cartão é um documento de saúde que deve ser guardado e levado para as unidades para que seja conferido a necessidade de vacinação. Caso não tenha, será feito uma nova carteira e será inserida as doses das vacinas que serão tomadas.