Agricultura

Soja: Dia de campo expõe possibilidades de fortalecimento do agronegócio em Boa Vista

Um grupo de agricultores do P.A Nova Amazônia participou da atividade que faz parte da Programação da Colheita da Soja.

Por Emanuele Pasqualotto

31/08/2018

Uma equipe da secretaria municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI) participou com agricultores do Projeto de Assentamento Nova Amazônia de um dia de campo que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, no campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), região do Água Boa.


A atividade faz parte da programação da colheita da soja, que acontece anualmente em Roraima, como forma de mostrar o desenvolvimento do agronegócio e as potencialidades do Estado para o crescimento econômico.


Entre os assuntos abordados estavam as variedades da cultura da soja, adaptação ao clima, rendimento, resistência às doenças, recomendações de semeadura, entre outros. Os participantes assistiram a aulas teóricas com especialistas da Embrapa e puderam visitar duas estações distintas, que reúnem 113 variedades do grão.


O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, destacou que o cenário já é de transformação no estado de Roraima. “O trabalho que estamos realizando, a parceria com os agricultores e os bons resultados, comprovam que estamos no caminho certo e que o trabalho vai continuar”, disse.


Para o agricultor familiar Euripes Rosa, os dias de campo sempre proveitosos. “Esse é um evento no qual participo todos os anos, pois é sempre um novo aprendizado, principalmente no que diz respeito às culturas adaptáveis ao clima e ao solo de Roraima. Os agricultores familiares do P.A Nova Amazônia estão presentes e participando ativamente das programações”, disse.