Segurança

Trânsito e Meio Ambiente terão grupos especiais de atuação criados pela Guarda Municipal

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, lançou na manhã desta quinta-feira, 9, o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e o Grupo Municipal de Trânsito (GMTRAN).

Por Naira Sousa

09/08/2018

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, lançou na manhã desta quinta-feira, 9, o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e o Grupo Municipal de Trânsito (GMTRAN). Os dois novos grupos de operação vão somar nos serviços já realizados pela Guarda Civil Municipal na capital.

O GPA tem a finalidade de proteger o patrimônio ecológico e ambiental no município de Boa Vista. Já o Gmtran vai contribuir auxiliando as ações dos agentes de trânsito, melhorando o fluxo de veículos e pedestres, na orientação e repressão em ações nas ruas da cidade, seguindo os termos da legislação vigente.

A prefeita destacou que a área de atuação dos novos grupos surgiu devido à demanda da capital. “Estamos dando um passo importante na Guarda Civil Municipal. Esses dois grupamentos surgem com base na necessidade da nossa cidade e dos relatos das pessoas que vivem aqui. Os agentes terão mais essa atribuição e temos certeza de que isso vai melhorar o atendimento às pessoas com serviços que vão garantir ainda mais a segurança na capital”, disse.

O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros ressaltou que os agentes estão preparados para atuar nas áreas de cada grupo. “No trânsito atuarão, inicialmente, 12 guardas e 8 no meio ambiente. Todos receberam treinamentos e capacitações específicas para suas atividades. No grupamento ambiental, guardas foram capacitados em São Paulo e serão responsáveis por transmitir os conhecimentos aos demais agentes”, explicou.

Efetivo - Criada em 8 de março de 1990, a Guarda Civil Municipal conta hoje com 389 agentes, sendo 89 mulheres. Desses, 157 foram convocados na gestão da prefeita Teresa Surita. Desde 2013, que a Prefeitura de Boa Vista vem fazendo melhorias nas condições de trabalho dessa categoria, aumentando o quadro de efetivo por meio de concurso, equipamentos, viaturas, materiais de proteção e investimento em treinamentos e capacitação dos profissionais.

Atribuições dos novos grupos

O GMTRAN exercerá, além das suas atribuições normativas conferidas pelo regulamento da Guarda Civil Municipal, outras atribuições voltadas às atuações no trânsito do município:

  • Coordenar, orientar e supervisionar as atuações no trânsito;
  • Exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais;
  • Realizar atividades preventivas e educativas voltadas à segurança de trânsito, nas vias e logradouros municipais;
  • Acompanhar o curso das ações operacionais, de rotina e especiais, determinadas pelo diretor correlato;
  • Manter-se atualizado sobre as atividades de controle e gestão do trânsito; entre outros

O Grupo de Ação Ambiental exercerá, além das suas atribuições normativas conferidas pelo Regulamento da Guarda Civil Municipal, outras Atribuições voltadas à defesa do meio ambiente e do Patrimônio ecológico do município, sendo:

  • Realizar o patrulhamento preventivo, repressivo e permanente no patrimônio ambiental do município de boa vista, prevenindo, proibindo, inibindo e restringindo ações que atentem contra o patrimônio ambiental do município;
  • Dar suporte às ações dos órgãos municipais, estaduais ou federais responsáveis pela proteção do meio ambiente, prestando apoio aos agentes da fiscalização ambiental, sempre que solicitados;
  • Comunicar a superintendência da Guarda Civil Municipal, para ser adotada as medidas pertinentes, a ocorrência de quaisquer atividades potencialmente causadoras de dano ao meio ambiente, para adoção das medidas legais;
  • Proteger as reservas, parques, praças, lagos, a fauna, a flora e as belezas naturais; defender os rios e mananciais que abastecem a cidade, fiscalizando a incidência de agentes poluidores com o fim de evitar prejuízo à coletividade e ao meio ambiente; entre outras.