A parceria entre a escola e as unidades de saúde da Prefeitura de Boa Vista tem trazido resultados positivos tanto para as crianças como para os próprios profissionais e familiares. Nesta sexta-feira, 28, os alunos do 3º ano da Escola Municipal Centenário apresentaram seus trabalhos na IV Mostra de Ciências com foco na prevenção de doenças.
Com o tema prevenir ou remediar , os alunos desenvolveram diversas atividades de pintura, desenho e colagem sobre sete tipos de doenças entre elas a malária, sarampo, febre amarela e dengue, essa última causada pelo mosquito Aedes aegypti.
A professora Jamille Lucena destacou que esse é um trabalho contínuo. “É uma questão de conscientização e orientação para toda a vida. Aqui na escola nós plantamos essa semente do saber e conhecer e eles levam para família, e os frutos são colhidos mais na frente com uma vida saudável e sem doenças”.
Os técnicos de combate ao Aedes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, foram os parceiros nas atividades levando as lupas microscópicas para as crianças acompanharem as fases do mosquito transmissor das doenças, além de panfletos informativos sobre como combater o mosquito.
A aluna Ana Paula Ferreira da Cruz, 08 anos, disse que aprendeu a cuidar da saúde durante essa semana. “Precisamos evitar o mosquito da dengue, tirando o lixo do quintal, tampando a caixa d’água”.
A IV Mostra de Ciências teve início na quarta-feira nas escolas municipais e é a culminância dos trabalhos do bimestre. A gestora da escola, Adonis Rosalidia destaca a parceria com a saúde.
“A secretaria de saúde é a nossa parceira sempre, temos um ótimo acesso às unidades básicas de saúde e o setor de endemias. Hoje eles estão nos auxiliando com as atividades de prevenção das doenças e expondo as fases do mosquito para que elas vejam na prática o que foi ensinado em sala de aula”.