Educação Inclusiva - Projeto de leitura integra alunos da educação especial em escola de Boa Vista
O projeto resgata a arte de contação de histórias e incentiva o hábito da leitura, despertando a imaginação das crianças.

Por Jéssica Costa
24/10/2018
A rede municipal de ensino é referência em educação inclusiva. Um bom exemplo disso é o projeto “ Somando as diferenças por meio da contação de histórias , desenvolvido na Escola Municipal Raio de Sol, bairro Nova Cidade, que tem como objetivo integrar alunos com deficiência por meio da leitura e da contação de histórias.
Proposto pelas professoras Sebastiana Barros e Sônia Maria Silva, o projeto resgata a arte de contação de histórias e incentiva o hábito da leitura, despertando a imaginação das crianças. Isso graças aos investimentos da Prefeitura de Boa Vista e o auxílio e incentivo dados pela Secretaria Municipal de Educação (Smec).
Com a total liberdade dada aos professores para a criação de políticas que fortaleçam a educação, Sebastiana Barros, uma das coordenadoras do projeto, diz que a leitura ou contação de histórias são ótimos meios de integração e de apoio ao aprendizado, pois estimula a linguagem oral, a afetividade e a formação crítica da criança.
“Tivemos toda a liberdade de criar e executar este projeto, que foi sucesso desde o primeiro teste. Que criança não gosta de uma boa história? E, neste processo, contamos com a participação direta de todos eles”, destacou. Os alunos trabalham desde a leitura, até a confecção do material que é usado nas encenações.
A princípio, o projeto tinha o objetivo de atender os alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais, mas funcionou tão bem que acabou sendo expandido aos demais. “Buscamos a interação de todas as crianças e aqui não há diferenças. É um momento único e uma experiência valiosa para cada um deles”, disse a professora.
Criatividade - Durante a execução do projeto, as coordenadoras buscaram meios de chamar a atenção das crianças de forma criativa. Por exemplo, foi criado um avental, onde são acrescentados os personagens das histórias feitos em E.V.A, conforme elas são contadas. Ao final do trabalho, um livro é elaborado pelos alunos, com auxílio das professoras, com todas as atividades realizadas, como histórias, desenhos, colagens, fotos e impressões.