Feira de Negócios - Alunos de Boa Vista apresentam projetos inovadores voltados ao empreendedorismo
Em parceria com o Sebrae Roraima, o projeto busca trabalhar a cultura empreendedora nas crianças a partir do ensino fundamental.

Por Jéssica Costa
09/11/2018
Os alunos do 3º ano da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, que fazem parte do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), tiveram uma tarde especial nesta sexta-feira, 9, quando mostraram para toda a escola os planos de negócios elaborados por eles, apresentando sua aplicabilidade. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e o Sebrae Roraima.
De acordo com Keilá Tomé, secretária de educação do município, o Jepp é uma excelente ferramenta para fomentar a cultura empreendedora. “Iniciamos este projeto no município em 2016, com a primeira etapa do ensino fundamental. Desde então, o número de escolas e crianças participantes só aumentou”, destacou.
Atualmente, o Jepp atende 558 crianças em 17 escolas. No total, já foram 37 unidades de ensino atendidas. As crianças aprendem, interagem entre si e levam todo esse conhecimento para casa Maria Isadora Bonato estava na expectativa para o dia da apresentação do projeto ao qual se dedicou tanto nos últimos meses.
“Uma das coisas mais legais que eu aprendi foi o processo de reciclagem e reutilização das coisas. Antes eu não sabia como fazer e agora tenho várias ideias. Tivemos ajuda e fomos atendidos sempre que precisamos e, o tempo todo, trabalhamos em equipe”, contou a estudante.
A professora Marcella Oliveira ressaltou que os planos de negócios apresentados pelas crianças foram criados por elas do início ao fim. “Pensamos em montar lojas e criamos um plano de funcionamento para todas elas. Além disso, buscamos trabalhar principalmente a conscientização ambiental, através da reciclagem de caixas que iriam para o lixo e hoje foram transformadas em casas, carros e labirintos”, disse a educadora.
JEPP – O projeto está inserido no Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Roraima, que visa promover a educação e a cultura empreendedora em sala de aula. O objetivo é oportunizar o envolvimento de gestores, coordenadores, professores, alunos e pais e fazer com que compreendam que empreender está muito além da vida empresarial.
Todos os professores foram capacitados para a aplicação da metodologia, inseridas das mais diversas formas, em diferentes disciplinas. Segundo Elissandra Costa, analista técnica do Sebrae Roraima e gestora do projeto, o objetivo é desenvolver o espírito de coletividade e incentivar nas crianças a quebra de paradigmas e o desenvolvimento das habilidades e comportamentos empreendedores.