Feirinha de Artesanato e Gastronomia leva riquezas culturais de Boa Vista a diversos cantos da cidade
Neste final de semana a Feirinha de Artesanato e Gastronomia estará na Praça do Mirandinha, participando do IBVM Jazz Festival.

Por Jéssica Costa
09/11/2018
As feiras de artesanato são um dos primeiros locais que turistas procuram quando visitam uma cidade pela primeira vez. E em Boa Vista não poderia ser diferente. Apresentar a riqueza da cultura é uma das missões da Feirinha de Artesanato e Gastronomia da Prefeitura de Boa Vista, coordenada pela Superintendência de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).
De forma itinerante, a feirinha se tornou tradição cultural na cidade, como ocorre em diversas partes do mundo por ser vitrine da regionalidade de um lugar. Mas ao menos em Boa Vista, nem só de turistas vive a feirinhas, pois os próprios moradores a procuram todos os finais de semana quando bate a vontade de comer uma boa paçoca com banana ou tomar um licor com frutas da terra, por exemplo.
De acordo com a prefeita Teresa Surita, as feirinhas de artesanato são responsáveis por manter a cultura viva. “O artesanato não é apenas uma arte, mas também a cultura de um povo refletida e, muitas vezes, passada de geração em geração. Além disso, é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho, renda e desenvolvimento turístico”, destacou.
Um dos principais diferenciais é a originalidade e a comercialização de produtos que não são confeccionados em larga escala e nem vendidos em grandes centros comerciais. “É muito importante perceber o crescimento da feirinha, que em pouco tempo ganhou um público fiel e acabou atraindo cada vez mais expositores e visitantes. Os próprios artesãos evoluíram e inovaram em seus produtos e é essa unicidade que agrega valor inestimável nas peças”, destacou Alda Amorim, superintendente de turismo da Fetec.
Além da comercialização do artesanato, a Feirinha conta ainda com a venda de pratos típicos da nossa culinária e a realização de oficinas que estimulam práticas sustentáveis aliando artesanato à conscientização ambiental, além de shows culturais com artistas locais. As edições semanais funcionam com 12 barracas e, nos grandes eventos, em torno de 20.
Itinerante - A “Feirinha da Orla” funciona todos os finais de semana na Orla Taumanan mas, durante os eventos da Prefeitura de Boa Vista, acaba se deslocando para outros lugares onde há grande concentração de pessoas. Neste final de semana, por exemplo, estará na Praça do Mirandinha, fazendo parte da programação do IBVM Jazz Festival. Em seguida, estará nas programações de natal, com previsão de início no dia 1 de dezembro, na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat.
Em seguida, a Feirinha de Artesanato e Gastronomia seguirá para a Praça Germano Augusto Sampaio para o auto de natal e, após este período, entrará em recesso, retornando apenas no dia 18 de janeiro, de volta à Orla Taumanan.