Os estudantes da turma elite de Robótica Educacional do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, que vão representar a capital nesta final de semana em Manaus durante o Torneio de Robótica First Lego League (FLL), apresentaram nesta terça-feira, 27, o projeto de pesquisa e o robô “ Insight ” que vai competir nos dois dias de evento.
Foram três meses de muita pesquisa, criatividade e preparação. Com base no assunto Into Orbit (“Em órbita”), os alunos tiveram que elaborar o projeto de pesquisa com o tema “Teletransporte”, onde eles focaram na falta de interação social do astronauta com sua família e amigos durante uma viagem espacial.
Para achar a solução do problema, eles contaram com o apoio dos estudantes do Programa de Talentos do CCTI. Para isso, foi preciso criar um jogo com realidade virtual em que exista relação social do astronauta com a família.
E durante a preparação, os alunos também executaram algumas atividades de valores, conforme diz as regras do torneio, entre elas: Integração, inclusão e descobertas em sala de aula. As crianças também tiveram contato com o astronauta Marcos Palhares e profissionais da psicologia, educação física e programadores de jogos.
O diretor do CCTI, Jhonny Pereira, ressaltou que a equipe está preparada para competir. “É a segunda vez que a Prefeitura de Boa Vista participa do Torneio, mas dessa vez os estudantes estão indo mais preparados para competir. Foi feito todo um projeto durante a preparação. Esperamos trazer um prêmio adequado ao potencial da nossa cidade”, disse.
- Jhonny Pereira - diretor do CCTI
Depois de elaborado o projeto de pesquisa, os competidores iniciaram o processo de montagem do robô “ Insight ”, que está apto a traçar 15 missões no torneio. A equipe “ I Robot ” é formada pelos estudantes: Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matheus Andrade, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó. Os quais vão disputar com mais 35 equipes da Região Norte.
“Estamos desde início do ano nos preparando, treinando bastante, aprimorando nosso projeto. E a expectativa é que possamos ter uma colocação boa neste torneio”, frisou o estudante, Luciano Sampaio de 11 anos.
- Luciano Sampaio - estudante do CCTI
Torneio - O Torneio de Robótica First Lego League é a etapa brasileira de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano, estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. Na última temporada, os desafios foram abordagens sobre uso e do transporte da água.