A prefeita Teresa Surita entregou nesta quinta-feira, 20, novos equipamentos e materiais que vão contribuir com a melhoria nas ações desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-BV). A entrega aconteceu na Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), em novo prédio localizado na Av. Capitão Júlio Bezerra.
A prefeita Teresa Surita destacou com satisfação a aquisição de mais esses equipamentos e materiais destinados ao socorro da população. “O investimento na saúde é permanente, hoje nós estamos adquirindo todos os equipamentos necessários, tanto para o Samu como para o Hospital da Criança Santo Antônio e ainda na nossa Remume. Temos hoje uma condição estável de não faltar medicamentos para nossa população, com 96% da nossa relação em dias. Esse é mais um passo para poder atender melhor a nossa população”.
Foram entregues ao SAMU-BV, três desfibriladores, quatro macas, uma incubadora neonatal e um cardioversor, equipamentos eletrônicos modernos que serão utilizados nas ambulâncias de suporte básico e avançado, que compõem a frota da unidade móvel de urgência da capital. Os recursos para aquisição dos equipamentos foram viabilizados com emenda do senador Romero Jucá e do Ministério da Saúde.
O secretário municipal de saúde Cláudio Galvão agradeceu o empenho da prefeita e equipe. “ Esse foi um ano bem atípico, muito complicado com a migração e controle de sarampo na capital. Mas graças ao empenho de nossa prefeita e nossas equipes, nós conseguimos avançar bastante, eu agradeço a parceria e a colaboração de todos, principalmente ao senador Romero Jucá ” .
O diretor do SAMU-BV, Luciano Coutinho explica a importância dos equipamentos. “ Já tínhamos uma incubadora, mas era mecânica. Essa nova é digital, com uma tecnologia bem atual, de ponta e que foi apresentado na Feira Hospitalar desse ano. Além do cardioversor, um equipamento que dá toda a possibilidade para o médico fazer uma assistência em um paciente em parada cardiorrespiratória, temos hoje com certeza um aporte tecnológico que dá uma resposta e uma chance de sobrevida para as vítimas ” .
Investimentos – Criado em 2008, o SAMU-BV conta hoje com 75 servidores. Desses, 68 são socorristas. Desde 2013, que a Prefeitura de Boa Vista vem melhorando a estrutura física e de pessoal na unidade, com aquisição de equipamentos modernos e de alta qualidade; renovação de frota operacional das ambulâncias em 100% hoje, sendo duas em 2016 e outras duas esse ano; aquisição de materiais e equipamentos de proteção e investimento em treinamentos e capacitação tanto dos profissionais socorristas como de outras instituições da capital.
Medicamentos – O abastecimento de medicamentos no sistema público de saúde é um desafio em todo o país. Em Boa Vista, o trabalho é planejado e organizado para que não haja desabastecimento dos itens da Relação Municipal de Medicamentos (Remume). Os frutos desse trabalho se refletem nos 96% dos itens disponíveis, hoje, na rede básica municipal de saúde. A Remume é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população e dispensados nas farmácias básicas municipais.
Sistema de controle de estoque
Em outubro de 2017 foi iniciado a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS), com a finalidade de atender as demandas de informatização das Unidades de Saúde, entre elas o gerenciamento dos estoques nas Farmácias das UBSs, CAPS, Cernutri, CPCOM, Família que Acolhe e HCSA. Essa nova ferramenta é essencial para reduzir custos, falhas e garantir o tratamento dos pacientes, otimizando assim, o orçamento disponível para aquisição de medicamentos.