A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita vem cumprindo com seu compromisso e melhorando a cada dia a saúde do município. Nesta sexta-feira (25), ela entregou uma nova ambulância para atender os pequenos pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, único em referência no atendimento infantil no Estado.
O veículo foi adquirido por meio de recursos próprios da prefeitura e possui equipamentos de suporte avançado de vida, como monitor multiparâmetros, que serve para verificação dos sinais vitais; ventilador mecânico, cardioversor e aspirador elétrico.
A prefeita destacou que a ambulância vai reforçar o atendimento, por contados equipamentos especializados. “É uma ambulância que precisávamos bastante aqui no hospital, pois funciona como uma UTI móvel, e vai ajudar a transportar as crianças com mais segurança. Essa foi uma conquista para todos nós, principalmente para o hospital”.
Teresa Surita – prefeita de Boa Vista
Esta é a segunda unidade móvel do hospital que vai ser utilizada para a remoção dos pacientes graves que necessitam fazer exames fora do hospital e ainda para o translado para o aeroporto, quando em caso de Tratamento Fora de Domicilio (TFD).
A maior demanda para utilização da ambulância é de pacientes que precisam fazer exames de tomografia e ressonância nas clínicas. Cerca de 30 por semana precisam se deslocar para esse procedimento.
O secretário municipal de saúde adjunto, Cássio Gomes agradeceu o apoio e o cuidado destinado à saúde do município. “Queremos agradecer a prefeita por todo o esforço, trabalho e dedicação em prol da melhoria da saúde da nossa população. E hoje em especial, a essa ambulância, que vai nos auxiliar bastante no transporte dos nossos pequenos pacientes e, mesmo em meio à crise financeira, com esforço o veículo foi adquirido com recursos próprios”.
Cássio Gomes – Secretário municipal de saúde adjunto
Mais benefícios à população – O Hospital da Criança está passando por uma grande obra de reforma, revitalização e ampliação para proporcionar mais conforto e comodidade aos seus pequenos usuários. No ano passado, foi entregue o bloco B, onde são feitos os exames de imagens e laboratoriais. Além desse bloco, também já foram reformados os blocos A (ambulatorial) e H (internação).
Mesmo com menos de 60% do prédio em obras, o hospital continua os atendimentos. Hoje possui 163 leitos em funcionamento, um aumento de 40%. De janeiro a dezembro do ano passado, o hospital fez mais de 111.091 atendimentos.