Infraestrutura

Boa Vista está entre as cinco melhores capitais para se viver

Dos mais de cinco mil municípios do Brasil, Boa Vista se destaca como a 5ª melhor capital e a 21ª melhor cidade do país para se viver.

Por Jéssica Costa

20/03/2019

Dos mais de cinco mil municípios do Brasil, Boa Vista se destaca como a 5ª melhor capital e a 21ª melhor cidade do país para se viver. Com aproximadamente 375 mil habitantes, a capital de Roraima é planejada, tem obras modernas e os melhores indicadores nas áreas da saúde, educação e geração de renda. Graças a tudo isso, foi eleita como a melhor cidade de Roraima.

Foto: Andrezza Mariot

A pesquisa feita pela Revista Bula, analisou as 27 melhores cidades para se viver no Brasil. E, apesar da crise migratória, do menor orçamento e de ter 65% da população do estado morando na capital, este resultado se deve a muito esforço e planejamento.

Foto: Jackson Souza

“Só com muita organização, transparência, e claro, muito amor, é possível transformar Boa Vista em uma cidade com qualidade de vida para todos. Tenho muito orgulho do que temos feito, esse é o verdadeiro legado que estamos construindo, uma cidade humana”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Foto: Andrezza Mariot

Terezinha da Costa

Terezinha da Costa, 34 anos, é acreana e deixou sua terra natal em busca de oportunidades com a família. Todos os dias ela utiliza o transporte público da capital e se encanta com as belezas da cidade. “Boa Vista é muito bonita se a gente for comparar com outras capitais. É bem cuidada, com jardins. As praças são as mais bonitas e espaços como o Ayrton Senna e a Praça das Águas, que foram renovados, estão bem melhores”, destacou.

Foto: Andrezza Mariot

Marinilce Saldanha

Marinilce Saldanha Nogueira se descobriu profissionalmente no ramo gastronômico desde que chegou a Boa Vista e, desde então, tem gerado emprego e renda a dezenas de famílias. “Sou prova viva como esta cidade aqui é uma cidade que nos abraça, que abre portas. Aqui vim crescer profissionalmente e espiritualmente, sou muito grata a esta cidade. Trabalho com algo que gosto, que vai da culinária italiana à brasileira”, disse.

“Cheguei nessa cidade do nada, sem ter emprego e consegui me profissionalizar, ter meu próprio negócio, e através do meu trabalho, ajudar outras famílias, gerando emprego e aprendizado. Muita gente paga para aprender e aqui, são pagos para aprender. A única coisa que exijo é que façam as coisas por prazer, por gostar. Essa cidade é minha segunda casa, onde nasci de novo. É uma cidade linda, carinhosa, uma mãezona. Pequena, mas com coração imenso, disposto sempre abraçar mais um”, ressaltou.

Foto: Andrezza Mariot

Maik Silva

O Policial Militar Maik Silva, amazonense, já vive há mais de 20 anos em Boa Vista e não troca a capital roraimense por nada. “Já tive a oportunidade de conhecer outros lugares e aqui é o lugar. É onde encontrei tranquilidade e oportunidade, aqui fixei residência. Quem bebe dessa água sempre retorna, se torna um roraimense”, finalizou.

Ranking

Desde 2005, o sistema Firjan — Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro — realiza um estudo que classifica as cidades brasileiras com os melhores índices de qualidade vida. O ranking é elaborado exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

O estudo leva em consideração três indicadores: emprego e renda, educação e saúde. A avaliação dos municípios varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento e posição no ranking. Ao todo, 5.471 municípios foram analisados. A partir desse estudo, a Revista Bula elaborou uma lista que reúne as 27 melhores cidades para se viver no Brasil, considerando a melhor de cada estado.

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/ andrezzamariot/albums/ 72157707469899475