Falta pouco mais de dois meses para o início do Maior Arraial da Amazônia, Boa Vista Junina 2019. E a produção do evento já começou. Na noite desta quarta-feira, 3, a Prefeitura de Boa Vista, através da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura ( Fetec ) , fez o sorteio no Teatro Escola, no Teatro Municipal de Boa Vista da ordem de apresentações das quadrilhas juninas deste ano.
O sorteio contou com a presença de, pelo menos, quatro representantes de cada quadrilha junina. Assim como nos anos anteriores, em 2019 se apresentarão na arena 24 quadrilhas juninas: 12 do grupo de acesso e 12 do grupo especial. As quadrilhas do grupo especial foram divididas em 3 grupos: as que se classificaram de 1º ao 4º lugar no BV Junina 2018; as que se classificaram de 5º ao 8º; e as que se classificaram em 9º e 10º, mais duas que subiram do Acesso para o Especial no ano passado.
Enos Almeida, superintendente de Cultura da Fetec
De acordo com Enos Almeida, superintendente de Cultura da Fetec, a Prefeitura de Boa Vista vem, ao longo dos anos, trazendo inovações e melhorias constantes ao grande projeto cultural que é o Boa Vista Junina. “Este ano iniciamos os trabalhos com o sorteio das quadrilhas, com toda uma roupagem nova, característica de evento. A partir daí elas organizam suas agendas, programam suas redes, a convocação das suas torcidas e todo aparato técnico”, destacou.
Segundo Enos, as melhorias nesse processo de produção incluem a transparência com que as ações são feitas. “Este ano tivemos melhorias no processo de condução do sorteio e na transparência total, como um evento público, aberto a toda a nação quadrilheira, para que desta forma as pessoas vejam como a prefeitura leva a sério este trabalho. Esse carinho, interesse e cuidado que a prefeita tem com esse segmento cultural o torna cada vez mais inovador, com um retorno satisfatório e positivo. É o maior evento da cidade, o mais esperado e, com certeza, merece toda atenção”, ressaltou.
Taluane Costa, membro da quadrilha junina Agitação Caipira há 7 anos, falou da importância do sorteio. “Foi bom o jeito que programaram. Ficou muito mais organizado. Conforme o sorteio, foram definidas as apresentações, e deu tudo certo como a gente queria. Vamos nos apresentar na última noite e, até lá, vamos nos preparar bastante para o espetáculo e, depois, só aguardar o dia”, disse.
Taluane Costa, membro da Agitação Caipira
Márcia Bento de Souza, presidente fundadora do grupo junino Sinhá Benta, ressaltou a a transparência no processo de produção. “Eu achei que foi muito bom, de forma muito positiva. A Prefeitura de Boa Vista vem, a cada ano, aprimorando e melhorando toda a organização desde o início do Boa Vista Junina. A ordem do sorteio foi feita de forma transparente e plausível. A Prefeitura está de parabéns e a Fetec, na organização número 1. Estamos todos muito satisfeitos com o resultado do sorteio”, ressaltou.
Márcia Bento de Souza, presidente fundadora do grupo junino Sinhá Benta
Confira a ordem de apresentação das 24 quadrilhas juninas do Boa vista Junina 2019:
19/06
1 – Namoro Caipira (acesso)
2 – Coração de Estudante (acesso)
3 – Espantalho Junino (acesso)
4 – Filhos de Macunaima (especial)
5 – Zé Monteirão (especial)
6 – Amor Capira (especial)
20/06
1 – Evolução Junina (acesso)
2 – Macedão (acesso)
3 – Estrela Junina (acesso)
4 – Escola Forrozão (especial)
5 – Coração Caipira (especial)
6 – Eita Junino (especial)
21/06
1 – Arrasta Pé (acesso)
2 – Tradição Macuxi (acesso)
3 – Perdido na Roça (acesso)
4 – Explosão Junina (especial)
5 – Explosão Caipira (especial)
6 – Sinhá Benta (especial)
22/06
1 – Coração do Sertão (acesso)
2 – Agitação Caipira (acesso)
3 – Garranxê (acesso)
4 – Matuta Encantá (especial)
5 – Xamego na Roça (especial)
6 – Gonzagão (especial)