Durante uma visita à área do João de Barro, na manhã dessa quinta-feira, 4, a prefeita Teresa Surita anunciou a chegada da iluminação pública naquela localidade. Os trabalhos já começam no dia 15 de abril, ocasião em que se inicia a instalação de 117 luminárias de LED, abrangendo um total de 12 quadras. A energia vai beneficiar mais de 3 mil famílias que moram ou que já possuem terrenos na região.
O João de Barro foi declarado como Área de Interesse Social em 2011. Foi ocupado de forma irregular e sem aprovação do município, pois o projeto não atende as exigências da Lei de Parcelamento de Solo, por responsabilidade exclusiva do dono original do lote. Diante de um compromisso firmado no final de 2016 com os moradores, a prefeita Teresa e o senador Romero Jucá conseguiram recursos para levar a iluminação pública para a região, que é o principal anseio dos moradores.
“É uma área que há muito tempo as pessoas pedem melhorias e agora estamos conseguindo avançar mais um pouquinho nessa questão. Aqui o caminhão de lixo já passa três vezes na semana, e agora estamos trazendo a energia de LED para 12 quadras, o que vai mudar a condição do bairro que precisa de tantos avanços. É importante dizer que esse trabalho foi uma parceria com o senador Romero Jucá. Foi ele que arrumou recursos e a prefeitura vai fazer a obra”, declarou a prefeita.
Serão instalados 99 lâmpadas de 60 watts e 18 luminárias de 100 watts. Para a presidente da Associação do João de Barro, Geice Brito, a notícia trouxe esperança de dias melhores. “Para os moradores da região é um sonho. Aqui não tem nenhuma infraestrutura de água. Os próprios moradores estavam gastando do próprio bolso para colocar iluminação nas suas casas. Receber a prefeita aqui é de uma grande felicidade e ela veio com boas notícias”, declarou.
O João de barro possui uma média de 3.400 terrenos. Em torno de 800 famílias possuem residência fixa no local. Desde 2016, a prefeitura vem buscando meios de solucionar as principais necessidades da região, de competência do município. O caminhão de lixo já é realidade no local, passa três vezes na semana e uma linha de ônibus passa na entrada da área.
Pedra Pintada – A região do Pedra Pintada também foi contemplada com iluminação 100% LED. Foram instalados 318 luminárias de 60 watts, 138 luminárias 80 wats. A região também será contemplada com 3.700 metros de pavimentação e drenagem e 8.880 metros de calçadas. As obras estão previstas para iniciar em novembro de 2019.