Idosos do Cabelos de Prata recebem vacina contra a gripe
Cerca de 100 idosos serão imunizados nesta terça e quarta-feira na Praça da Bandeira.
Por Ceiça Chaves
16/04/2019
Após o lançamento da campanha nacional contra a Influenza (Gripe) em Boa Vista, as equipes das unidades de saúde estão se mobilizando para imunizar o maior número de pessoas possíveis dos grupos prioritários. Desta vez, a equipe do Centro de Saúde do São Pedro e Cras São Francisco se uniram para vacinar os idosos do Cabelos de Prata, nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17, na Praça da Bandeira, das 8h às 10h.
O momento é de alerta diante dos casos confirmados do vírus da Influenza H1N1 no Amazonas. Para o enfermeiro Eric Gomes, a ação tem como objetivo desafogar as unidades de saúde que em época de campanha ficam lotadas. “Elaboramos uma microprogramação aonde a gente leva as vacinas para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Ao invés de irem às unidades, tentamos desafogar levando a vacina até as pessoas”, disse.
O casal Jorgina Nascimento, 61 anos, e Antonio Gelb, 77, sabe a importância de prevenir a doença. Para a senhora Jorgina, o Projeto Cabelos Prata facilitou a vida dos idosos, levando a vacina até eles. “O Cabelos de Prata nos dá uma atenção especial. Temos ações que facilitam e melhoram nossa qualidade de vida. Já estou imunizada contra a gripe, graças a Deus”, ressaltou.
O Ministério da Saúde disponibilizou 23 mil doses da vacina. A prefeitura está com 28 pontos de vacinação (lista disponível no site ) e com ações nos domicílios. O foco é imunizar 90% dos grupos de risco: pessoas acima de 60 anos; crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; professores; indígenas; portadores de doenças crônicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; reeducandos e funcionários do sistema prisional.