Cidadania

Reconhecimento - Projetos de Boa Vista garantem prêmio Prefeito Empreendedor à Teresa Surita

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, conquistou na noite de quinta-feira, 25, o prêmio Prefeito Empreendedor 2019, vencendo em duas categorias: Pequenos Negócios no Campo” e “Inovação e Sustentabilidade”

Por Shirleia Rios

26/04/2019

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, conquistou na noite de quinta -feira, 25, o prêmio Prefeito Empreendedor 2019, vencendo em duas categorias: Pequenos Negócios no Campo” e “Inovação e Sustentabilidade”. A iniciativa é do Sebrae/RR e premiou ainda os municípios de Caracaraí, Bonfim e Alto Alegre.

A iniciativa é do Sebrae/RR e premiou ainda os municípios de Caracaraí, Bonfim e Alto Alegre.(Foto: Jackson Souza)

Na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, Teresa foi premiada pelo sucesso do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura na região rural e em comunidades indígenas de Boa Vista. Já na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, o prêmio veio com o projeto Desenvolvimento Econômico de Base Tecnológica, coordenado pelo Centro de Ciência Tecnologia e Inovação (CCTI).

Na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, Teresa foi premiada pelo sucesso do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura na região rural e em comunidades indígenas de Boa Vista. Já na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, o prêmio veio com o projeto Desenvolvimento Econômico de Base Tecnológica, coordenado pelo Centro de Ciência Tecnologia e Inovação (CCTI). (Foto: Andrezza Mariot)

Com esta conquista, todos os vencedores das demais categorias seguirão para a etapa nacional. Para a prefeita Teresa Surita, o prêmio é reflexo de muito planejamento, compromisso e respeito pelas pessoas.

Esse prêmio é o resultado do trabalho de uma equipe que trabalha em parceria - Teresa Surita (Foto: Jackson Souza)

“Eu estou muito feliz que nós fomos premiados por duas vezes, com dois trabalhos que são muito importantes. Um com relação ao Centro de Tecnologia e o outro com apoio a nossa zona rural, nossa agricultura. São dois projetos que realmente mudam a vida das pessoas, que fazem a diferença. E de toda uma equipe envolvida da prefeitura, da população que é beneficiada com esse trabalho de uma forma muito positiva. Quero agradecer ao Sebrae por esse incentivo, por esse apoio, que faz toda diferença”, destacou a prefeita.

Equipe Teresa Surita (Foto: Jackson Souza)

O Prêmio visa sensibilizar os gestores públicos sobre a necessidade de desenvolver ações que incentivem o empreendedorismo e fortaleçam os pequenos negócios locais, que fomentam e ajudam a aumentar a competitividade dos pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e social dos municípios. Esta 10 ª edição abrange projetos desenvolvidos entre os anos de 2017, 2018 e 2019.

Comissão técnica - Sebrae/RR (Foto; Andrezza Mariot)

“A prefeita Teresa foi premiada nessas duas categorias mais concorridas. Nós tínhamos Amajarí, Cantá, Pacaraima e Boa Vista concorrendo, quatro ótimos projetos, mas realmente o que foi avaliado e visto em campo foi unânime pela comissão que os projetos realmente agregaram e formaram ganhos para os pequenos negócios, para os produtores inseridos no P. A Nova Amazônia”, destacou Marlus Almeida, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae -RR.

Prefeita Teresa Surita e a Superintendente do Sebrae/RR Luciana Surita (Foto: Andrezza Mariot)

Desenvolvimento – Pela manhã, a prefeita Teresa participou do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento, que reuniu prefeitos, secretários municipais, agentes de desenvolvimento e membros dos comitês gestores municipais, que recebem o apoio do Sebrae/RR de forma permanente, por meio de consultorias, capacitações e projetos oferecidos pela Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial.

Prefeita Teresa Surita (Foto: Jackson Souza)

O encontro teve o objetivo de compartilhar experiências de sucesso, além de iniciativas empreendedoras locais e nacionais que contribuíram para a geração de emprego, renda, desburocratização, surgimento e fortalecimento dos pequenos negócios em municípios e regiões.

Prefeita Teresa Surita (Foto: Jackson Souza)

“É difícil qualificar em poucas palavras a importância que o Sebrae tem, porque o Sebrae é como se fosse uma extensão da prefeitura, em todas as nossas secretarias nós temos a presença do Sebrae, em todos os lugares de Boa Vista nós temos a presença do Sebrae. Então se existe uma festa popular como o carnaval, como a festa junina, o Sebrae esteve lá conosco. Se a gente tem hoje uma condição de compra das nossas licitações de uma forma mais rápida para o pequeno empreendedor foi o Sebrae que nos ajudou”, pontuou a prefeita.

A prefeita venceu em duas categorias: Pequenos Negócios no Campo” e “Inovação e Sustentabilidade”
0

Projetos vencedores

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) foi criado para incentivar e fomentar a produção agrícola no município . Atualmente, beneficia mais de 200 produtores e as 16 comunidades indígenas de Boa Vista. Os produtores recebem auxílio no preparo e correção do solo com as tecnologias mais atuais, elevando a fertilidade, garantindo altos índices de produtividade.

A prefeita venceu em duas categorias: Pequenos Negócios no Campo” e “Inovação e Sustentabilidade”
1

Os agricultores recebem insumos, são capacitados e recebem as máquinas para executar as operações de campo. Os investimentos retornam 100% para as cooperativas e associações na obrigatoriedade de serem reinvestidos no ano seguinte. Isso fortalece o agricultor, o setor produtivo, estimula o cooperativismo e fortalece as cooperativas;

Como resultado, surgiram polos de produção de: batata doce, melancia, melão, grãos como soja, milho e feijão, além de tomate. O plano permite em longo prazo, uma redução no custo de produção por meio do incentivo. Vale ressaltar também a valorização das terras e o aumento do parque industrial no setor de transformação, agroindústria, venda de insumos, máquinas e equipamentos.

Em decorrência do êxito do PMDA surgiu a AgroFest, a Festa da Agricultura Familiar, que celebrou os ótimos resultados obtidos pelo projeto e premiou o campeão de produtividade de cada categoria. Outro resultado muito motivador foi o retorno de jovens para as propriedades rurais, vislumbrando-se a sucessão familiar.

Este ano, bateu-se o Record de produção de batata doce. Foram 50 toneladas por hectare. Antes do PMDA eram entre 15 e 20 toneladas. Antes do PMDA os produtores tinham grande dificuldade em ultrapassar o teto produtivo de 80 sacas de milho por hectare. Em 2018, com o PMDA, a produção média foi de 130 sacas por hectare, com picos de 180 sacas.

Projeto Tay Tay – O Projeto Tay Tay é executado por cerca de 10 mulheres indígenas e é contemplado no PMDA. Hoje a plantação de pimenta conta com 3 mil pés, o dobro de antes do programa. As pimentas produzidas são: Canaimé, Olho de Peixe, Murupi e Malagueta. A produção foi de 500 quilos em 2018. A expectativa é que a produção seja ampliada em mais mil pés de pimenta esse ano.

A prefeita venceu em duas categorias: Pequenos Negócios no Campo” e “Inovação e Sustentabilidade”
2

CCTI – Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação foi criado com seis laboratórios, salas de reuniões, auditório e 150 computadores, oferecendo cursos nas áreas de tecnologia para crianças, jovens e adultos.  Reorganizou-se projetos já iniciados, adequando os planejados e foi criado novas iniciativas que, somadas, colocaram o município nesta nova trilha de Desenvolvimento Econômico de Base Tecnológica.

Robótica e Programação - A partir do ensino infantil os alunos aprendem tecnologia em sala de aula, tornando Boa Vista a primeira capital a implantar robótica em 100% das escolas públicas municipais.

Programa de Talentos – Coloca no mercado profissionais aptos a iniciar suas “fábricas de software”. Encorajando as empresas prestadoras de serviços de tecnologia da prefeitura contratem empresas locais para desenvolvimento de parte das atividades, em especial os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Foram criadas 28 novas empresas entre Microempreendedores individuais, microempresas.