No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta terça-feira, 2, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), promoveu a III edição do RecrearTEAndo, evento que reuniu alunos autistas, pais, professores e educadores de mais de 50 escolas municipais, na Praça do Mirandinha.
Foram programadas diversas atividades de lazer e interação, como circuito, tirolesa, pintura de rosto, contação de histórias, cama elástica, piscina de bolinhas, pintura livre, brincadeiras dirigidas e apresentação de cães. No encerramento, dezenas de balões azuis foram soltos no ar.
O evento teve a coordenação da Escola Municipal Carmen Eugênia Macaggi e contou com o apoio outras escolas de Boa Vista. De acordo com Antônio Carlos Rodrigues, coordenador do projeto, esta edição foi pensada de forma onde as crianças pudessem brincar e se sentir à vontade. Atualmente, 234 alunos autistas são atendidos pela rede municipal.
“A prefeita Teresa Surita tem investido muito na educação e este evento é uma oportunidade de mostrar as atividades que são desempenhadas dentro das escolas municipais. Não é um ato de comemoração, mas de conscientização. A comemoração se dá no sentido da inclusão, uma vez que todas as escolas da rede estão munidas de salas de recursos multifuncionais. As crianças assistem a aula no período regular e, no outro turno, frequentam as salas onde tem professores especializados que realizam um atendimento paralelo ao ensino regular”, disse Antonio.
De acordo com Arthur Henrique Machado, secretário de educação, este evento marca o compromisso da gestão Teresa Surita com a educação da capital. “ Este é um evento muito importante, onde a gente vê que a gestão da prefeita Teresa tem a capacidade de atender crianças com autismo em toda rede municipal, com salas de recursos multifuncionais”, destacou.
Ainda segundo Arthur, a inclusão é uma das principais políticas desenvolvidas no município. “São três anos que a secretaria realiza o evento e é um momento de inclusão que estamos vivendo. Hoje temos autistas na rede municipal que estão sendo incluídos efetivamente na rede de educação e que convivem com crianças que não possuem necessidades especiais. É uma vitória muito grande da gestão escolar do nosso município poder atender essas crianças em todas as escolas”, ressaltou.
Ariadne Leão Levi, mãe do pequeno Axuel Levi Fidelix, 10 anos, se declara grata por todo apoio que encontro na rede municipal de ensino, o que foi fundamental para o desenvolvimento de Axuel. “Hoje as escolas municipais são as que mais acolhem a gente. Eles têm cuidadores específicos somente para eles, salas multifuncionais. Está sendo maravilhoso. Já penso no amanhã, no ano que vem, quando ele vai ter que sair de uma escola municipal e ir para uma escola estadual”, destacou.
Ela também falou das dificuldades ao se descobrir mãe de uma criança autista. “Quando a gente descobriu, ele tinha em torno de 2 anos. Eu já sabia, só que eu precisava de um laudo médico. Foi um baque. Tenho dois filhos mais velhos e é totalmente diferente. O Axuel veio para mostrar outra realidade, um outro mundo. Todos os dias a gente aprende com ele. Até hoje é difícil. Acham que são crianças mimadas demais, que são crianças levadas, mas não. É o jeito deles, o mundo deles e temos que saber respeitar”, disse.
O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) e Instituto Boa Vista de Música (IBVM).
A data – O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtorno de Espectro Autista (TEA)". Os sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, entre outros. Existem diferentes níveis e as características variam de pessoa para pessoa.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população mundial sobre a doença que afeta pessoas em todo o mundo, além de alertar a sociedade e governantes a derrubar preconceitos e esclarecer sobre o assunto.
Link das fotos: https://www.flickr.com/photos/