Saúde

Secretário de Saúde destaca na Câmara Municipal principais avanços da Prefeitura desde o início do ano

A situação do grande fluxo migratório foi o debate da reunião.

Por SEMUC

30/05/2019

Mesmo em meio às incertezas econômicas que o Brasil enfrenta e o impacto da crise migratória em Roraima, a Prefeitura de Boa Vista tem encarado os desafios e investido em melhorias nos serviços da rede municipal de saúde. Esse foi o tom usado pelo secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão na manhã desta quinta-feira, 30, durante a prestação de contas na Câmara Municipal.

Cláudio e a equipe técnica da secretaria apresentaram os avanços da saúde municipal no primeiro quadrimestre de 2019. Conforme o demonstrativo de procedimentos feitos nas unidades básicas de saúde, houve um aumento de 65,76% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, de janeiro a abril, foram 208,522 mil procedimentos de saúde. Este ano esse número aumentou para 345,650 mil.

Já os atendimentos individuais (consultas) subiram para 31, 15%. Em 2018 foi de 87.388 e esse ano de 114.601 nas unidades básicas. O total de atendimentos na urgência e emergência do Hospital da Criança Santo Antônio foi de 26,53%. Em 2018, 32.617 e em 2019, 41.273.

A situação do grande fluxo migratório foi o debate da reunião. Tanto a gestão, como os próprios parlamentares reconhecem a sobrecarga imposta em todos os serviços da prefeitura, não somente o de saúde. De acordo com o secretário de saúde, mesmo com essa situação e a crise financeira, com falta de repasses verbas especificas para o enfrentamento da crise migratória, a atenção básica do município tem sido resolutiva.

“A atenção básica é a porta de entrada dos serviços de saúde. Então, é natural que esteja sobrecarregada. Nós não podemos fazer distinção entre a nacionalidade das pessoas para poder atendê-las, de maneira nenhuma. O SUS é universal e todos precisam dos atendimentos. E é isso que temos feito. Estamos sobrevivendo, mas ainda assim sendo resolutivos em meio a uma crise migratória que ninguém esperava”.

As ações de educação e saúde promovidas pelas equipes de estratégia saúde da família ( ESF) das unidades básicas também foram destacadas, como as reuniões temáticas dos grupos de gestantes, idosos, as atividades físicas do grupo de hipertensos e diabéticos; as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti que neste primeiro quadrimestre foram intensificadas, devido ao período de inverno.

Mesmo com a crise migratória, a prefeitura tem avançado e investido em melhorias como a reforma e ampliação de unidades básicas de saúde e ainda a entrega do Bloco de Urgência e Emergência do Hospital Santo Antônio, totalmente reformado e ampliado.

“O próximo passo agora é a realização do processo seletivo e concurso público que vai poder minimizar o nosso gargalo na ponta, com os atendimentos nas unidades e hospital. Quero agradecer a prefeita Teresa Surita, a minha equipe e a parceria dos vereadores”, disse o secretário.

Os vereadores agradeceram e parabenizaram o secretário pela explanação dos números e pelos esclarecimentos prestados. “Sempre a disposição e esclarecendo as nossas dúvidas e os anseios da nossa população, podem contar sempre com essa casa para garantir a melhoria dos serviços de saúde”, destacou o vereador Renato Queiroz.