Esportes

Quer ter um estilo de vida saudável? Boa Vista tem ótimas opções de praças e projetos para a prática esportiva

Por Emanuele Pasqualotto

03/07/2019

Fotos no link:

https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157709403870752

A prefeitura de Boa Vista trabalha com muita responsabilidade para melhorar a estrutura dos bairros, ruas e avenidas da nossa capital, com obras que melhoram a trafegabilidade, trazendo mais qualidade de vida para a população.

A aposentada Maria Luiza Pereira Castelo, de 69 anos é moradora do bairro Mecejana. Vinda do Maranhão recentemente, já gostou da novidade na Praça Doninha Cruz. “Gosto de vir todo fim de tarde caminhar e me exercitar nos aparelhos. Sinto-me muito melhor, me movimentando e podendo contar com a ajuda do meu filho que me acompanha sempre”, disse.

Dona Maria Luiza é supervisionada pelo filho Isaías nas atividades e já aprovou os novos aparelhos

O filho, o educador Isaías Castelo, conta que procura incentivar ao máximo os hábitos saudáveis na família e uma academia gratuita ao ar livre fez toda a diferença. “Eu trabalho em uma academia privada, mas mesmo assim acompanho minha mãe, a incentivo e a auxilio nos exercícios. Fico feliz, pois assim temos mais qualidade de vida”, concluiu.

Isaías é adepto de exercícios físicos e incentiva sua mãe a praticar também na praça próximo de casa

E falando em qualidade de vida, não poderíamos deixar de mencionar os investimentos feitos nas praças da cidade incluindo a reforma e a construção de novas praças e com isso a execução de Programas que permitem o incentivo de hábitos saudáveis na população. Entre eles podemos citar:

Academia Aberta: Desenvolvido em 11 polos localizados nas praças da cidade, é comprovado e marcado com o selo da qualidade de vida. O programa trabalha com rotatividade de professores nos polos, o que garante uma aula diferente da outra e sempre muito animadas.

Esporte Noite Adentro: O objetivo desse programa é manter os jovens praticando esporte nas praças, muito bem iluminadas. Assim, reduzimos sensivelmente o índice de criminalidade, sem falar que o Esporte Noite Adentro é um programa para crianças e jovens de todas as idades e é acompanhado por profissionais qualificados.

Caminhada nas praças: A prefeitura se preocupa com uma estrutura adequada para receber os adeptos das caminhadas e corrida. A principal praça, eleita pelos praticantes da atividade física é o complexo Airton Senna, mas todas possuem identificação e sinalização que facilitem o trânsito dos pedestres e a realização das atividades com segurança e conforto.

Esportes na Vila Olímpica: Crianças jovens e adultos tem um espaço garantido para praticar atividades físicas. A Vila Olímpica Roberto Marinho possui atividades que atendem a todos os públicos, entre elas: natação, karatê jiu-jitsu, futebol, ginastica rítmica entre outros. Vale muito a pena participar.

Praças contam agora com Academias ao ar livre

Além dos programas já desenvolvidos, uma novidade está movimentando as praças da cidade, com o projeto “Academia ao ar livre” onde foram instalados equipamentos semelhantes aos das academias, dispostos inicialmente em 13 praças.

Moradores de diversos bairros podem se exercitar de forma gratuita e em equipamentos novos

Estes equipamentos já estão em funcionamento. Nos próximos meses mais cinco praças devem receber os aparelhos e nas duas praças que estão em reforma também será instalado, totalizando 20 praças.

Servidor da prefeitura também é incentivado a praticar exercícios e ter hábitos saudáveis

Por meio do programa Servidor de Valor, a Prefeitura firmou convênio com academias de esportes, que oferecem musculação, ginástica, dança, entre outras atividades. O objetivo é também proporcionar aos servidores, melhor qualidade de vida.

Servidores se divertem em uma competição saudável e descontraída

O programa promove anualmente os Jogos do Servidor, que acontece no Complexo Poliesportivo Airton Senna e movimenta e envolve todos os servidores de forma saudável e divertida.

Desde 2013, a prefeita Teresa Surita trabalha na modernização e construção de praças na capital

Quatorze praças já foram modernizadas em Boa Vista desde 2013. São elas: Ayrton Senna (até a terceira etapa); Centro Cívico; Praça dos Bambus; Caimbé; Mané Garrincha; Bandeira; Praça das Águas; Germano Augusto Sampaio; Bairro dos Estados; Monte Roraima; Cambará; Chevelar Montenegro Peixoto - Pricumã (Via das Flores); Mecejana e Simón Bolivar.

Sete novas praças foram construídas onde antes não havia qualquer opção de lazer: Praça Matheus Yukio Sato – bairro Centenário; Thomas Brendan Vieira - Conjunto Cidadão; Praça Turística Genésio da Costa Aguiar – Conjunto Pérola; Praça Adail Duarte Maduro – bairro Cauamé; Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Parque Germano Augusto Sampaio – bairro Pintolândia; Praça de eventos Aderval da Rocha Ferreira – Palco do Germano – bairro Pintolândia e Praça de Eventos Fábio Marques Paracat – bairro Centro.

Três praças estão com reformas em andamento. São elas: Capitão Clóvis; Nova Cidade e a 4ª etapa da reforma do Complexo Ayrton Senna.