Saúde

Agosto Dourado - Unidades Básicas de Saúde promovem ações de incentivo à amamentação

As atividades incluem palestras, rodas de conversas sobre a importância e os benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses.

Por SEMUC

13/08/2019

Na tarde desta terça-feira (13), participantes do grupo de gestantes da unidade Hélio Macedo, no Jardim Caranã, participaram de uma palestra sobre a importância da amamentação. A ação faz parte da programação da campanha “Agosto Dourado” que é desenvolvida em toda a capital ao longo deste mês.

Por meio da campanha, as unidades básicas de saúde promovem diversas atividades abordando a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e o fortalecimento do elo afetivo com as mamães. A médica Dora Navarro explica como a amamentação exclusiva é mais sadia para as mães e seus bebês e como a unidade estimula essa atividade com as mãezinhas.

Dora Navarro - Médica

"Temos aqui o grupo de gestantes que realizamos atividades semanalmente ou mensalmente. É um ponto que debatemos muito com elas, essa questão do aleitamento materno com, principalmente as mãezinhas de primeira viagem que não sabem como amamentar. A amamentação exclusiva é mais econômica, tem todos os ingredientes que o bebê precisa, é sadio tanto para mãe como para o bebê. Sempre estamos incentivando essa ação aqui nos grupos da unidade".

Caroline Rodrigues, 31, participa das atividades no grupo de gestantes e de puericultura da unidade. Ela é mãe da Amanda de cinco meses e disse que os encontros ensinam muito. "É sempre bem-vinda as informações que recebemos aqui. Aprendemos muitas coisas, apesar de já se mãe de mais dois filhos grandes".

Todas as unidades básicas de saúde da prefeitura promovem uma rotina com grupos de gestantes acompanhadas no pré-natal e também no pós-parto através dos grupos de puericultura. As atividades são sempre intensificadas no Agosto Dourado.

As atividades incluem palestras, rodas de conversas sobre a importância e os benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses, transição alimentar, avaliação vacinal e administração da vitamina A, além de busca ativa de puérperas nas visitas domiciliares semanal das equipes de estratégia saúde da família.

Cronograma de atividades:

UNIDADE

DATA

HORÁRIO

AÇÃO

UBS Hélio Macedo (Jardim Caranã)

13, 14, 20, 21, 27 e 28/08/2019

14h

Palestra sobre a importância e os benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses

UBS Aygara Motta (Cidade Satélite)

13 a 22/08/2019

8h

Palestra para enfatizar a importância da amamentação para saúde do bebê

UBS Edna Diniz (Aeroporto)

14,21e28/08/2019

8h às 12h

Palestra sobre a importância do leite materno

UBS Dalmo Feitosa ( Cauamé)

19, 22 e 27.08.19

8h e 14h

Palestra sobre a importância do leite materno

UBS Silvio Botelho ( Paraviana)

16, 22 e 29.08.19

14h

Palestra sobre a importância da amamentação para o grupo de gestantes

UBS São Vicente

13 a 26.08.29

8h e 14h

Palestras e rodas de conversas sobre a amamentação