Home|Notícias|Balduino Wottrich - Escola de Boa Vista promove oficinas de Libras para alunos e servidores
13/08/2019 16h04

A Escola Balduino Wotrich promovendo a inclusão social da aluna Camila Vilar, de 4 anos, que nasceu com deficiência auditiva.

Link das fotos: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157710288318307

Jornalista: Ceiça Chaves

A aluna Camila Vilar, de 4 anos, tem deficiência auditiva. E como forma de melhorar sua interação social com os demais colegas, a Escola Municipal Balduino Wottrich está mobilizando alunos e servidores para o aprendizado da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), através do projeto "Libras: Um mundo novo a se descobrir".

A intenção é fazer com que todos os 500 alunos aprendam o básico de Libras
O projeto é desenvolvido com todas as turmas através de oficinas rotativas nas salas de aulas. A intenção é fazer com que todos os 500 alunos aprendam o básico de Libras e consigam manter uma comunicação com a única aluna surda da escola. As responsáveis pelo projeto são as professoras da Sala de Recurso Multifuncional, Clara Lúcia e Marly Santos, e a professora bilíngue Alderlande Melo.

A professora bilíngue Alderlande Melo em conjunto com as professores da Sala de Recurso Multifuncional são as responsáveis pelo projeto.
A Camila na verdade mudou toda a nossa rotina. Tivemos que nos adequar a ela. Por conta disso, sinalizamos a escola. Temos passado nas salas ensinando as crianças e os funcionários como se comunicar com ela. Porque é uma linguagem nossa. Foi uma forma que encontramos de promover a inclusão social ensinando a língua de sinais tanto para a aluna deficiente quanto para os demais”, declarou Alderlande.

Tem legendas na entrada da escola, nas portas das salas de aulas, na área administrativa e na copa.
A Libras está presente em todos os espaços da escola. Tem legendas na entrada, nas portas das salas de aulas, na área administrativa e na copa. Tudo isso para mostrar a importância desta língua que hoje, obrigatoriamente, precisa fazer parte da rotina na Escola Balduino. A própria aluna Camila foi quem colou todas as legendas em cada canto da unidade.

Inclusão social – Hoje o município dispõe em sua rede de ensino cerca de 37 alunos com deficiência auditiva e 20 professores bilíngues que os acompanham diariamente. Estes profissionais têm a missão de alfabetizar essas crianças para o domínio da língua de sinais e facilitar a comunicação e a interação entre os demais alunos.

O trabalho é feito em parceria com os professores das salas de recursos multifuncionais e dos professores da sala de aula. Eles adaptam o plano de aula para libras com vistas a garantia do acesso e a permanência destes alunos na rede municipal de ensino.