Dia do Ciclista - Ciclovias garantem maior segurança aos ciclistas de Boa Vista

Até 2015, Boa Vista era a única capital que não possuía nenhum quilômetro de ciclovia construído. Hoje conta com 40 quilômetros de faixa exclusiva para ciclistas, interligando a Zona Oeste à Leste da capital

Por Shirleia Rios

19/08/2019

Hoje, 19, comemora-se o Dia do Ciclista. A data entrou no calendário brasileiro com o de propósito estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável, além de promover a educação no trânsito. E Boa Vista vem se destacando, principalmente após a construção das ciclovias, que garantem espaço exclusivo aos ciclistas.

(Foto: Fernando Teixeira)

Hoje são 40km de ciclovia construídos. Foi implantada em Boa Vista na gestão da prefeita Teresa Surita, que deu início no final de 2015 à execução do Projeto de Mobilidade Urbana na Capital. Um trabalho de reestruturação, que contribui para o desenvolvimento da cidade de forma segura, eficiente e planejada.

(Foto: Diego Dantas)

“Até pouco tempo, Boa Vista era a única capital que não tinha ciclovia. Hoje várias pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte, para trabalhar e também para praticar esporte. As faixas exclusivas para ciclistas têm a grande missão de preservar vidas, pois representam mais segurança para seus cidadãos, menos congestionamento, além redução de acidentes de trânsito, consequentemente menos mortes e menos pessoas nos hospitais, menos poluição e mais saúde ”, destacou a prefeita Teresa Surita.

A fotógrafa Andrezza Mariot integra um grupo de ciclismo em Boa Vista e costuma pedalar diariamente pela cidade. Para ela, a ciclovia foi um marco para a cidade, principalmente por oportunizar aos ciclistas uma via de acesso segura.

(Foto: Igorh Martins)

“Os ciclistas da nossa cidade têm muito a comemorar, porque Boa vista está entre as cidades mais adiantadas do Brasil, com essa questão das ciclovias. Não são todas as grandes cidades que tem isso. Nós temos uma cidade que oferece a possibilidade de pedalar com segurança e a bicicleta é um veículo que te proporciona a sensação de liberdade, traz saúde e é um meio de transporte não poluente”, disse.

(Foto: Eduardo Andrade)

Até as obras de implantação se iniciarem, Boa Vista era a única capital que não possuía nenhum quilômetro de ciclovia construído. Esse espaço exclusivo para os ciclistas marca uma nova fase no desenvolvimento da cidade e, quem passou a utilizar esse espaço se sentiu mais seguro na hora de colocar as pedaladas em dia.

(Foto: Jackson Souza)

A iniciativa da gestão municipal em organizar o trânsito, priorizando a vida, torna Boa Vista uma cidade democrática, visando a coletividade e o direito do cidadão, garantindo espaço para todos no trânsito.

(Foto: Fernando Teixeira)

Dia do Ciclista – O Dia do Ciclista celebrado em 19 de agosto homenageia o biólogo Pedro Davison. Ele era ciclista e morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade, enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar em área de lazer.