Home|Notícias|União pelos animais - Donos aprendem a cuidar de seus bichinhos de forma responsável
12/08/2019 15h25

A médica veterinária Conceição Sales repassa as orientações. (Foto: Jackson Souza)

Jornalista: Jamile Carvalho

A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta segunda-feira (12) ao ciclo de palestras sobre posse responsável para os tutores de animais cadastrados no projeto União pelos animais. Este é um momento preparatório para o início da castração de cães e gatos pela clínica credenciada.

Eliete Vieira Silva conseguiu castração para as cadelas Pandora e Galega. (Foto: Jackson Souza).

As palestras acontecem pela manhã e tarde, na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e são ministradas pelos veterinários da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). Neste primeiro momento, os profissionais falam das leis acerca dos maus tratos, as frequentes causas de abandono, sobre o bem-estar animal, vacinação, prevenção contra possíveis doenças e os benefícios da castração.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, destaca que esse primeiro momento é importante para conscientizar e orientar os participantes sobre as responsabilidades de um tutor de animais de estimação.

“Iniciamos hoje as palestras com os primeiros tutores que se cadastraram no projeto. Esse momento é importante para orientar e informar sobre os cuidados e a responsabilidade com o seu animal, além de repassarmos as orientações de como vai acontecer todo o processo de castração. Estamos felizes em dar início a um projeto tão sonhado e motivado pela nossa prefeita Teresa Surita”.

Os participantes recebem ainda um folder explicativo sobre o assunto e a Guia de autorização para fazerem todos os procedimentos na clínica credenciada. Eliete Vieira Silva, 37, é dona de quatro cães, sendo três fêmeas e um macho. Três deles foram resgatados na rua. No projeto União pelos Animais, a tutora vai castrar a Pandora e a Galega de um ano e quatro meses.

Palestras acontecem nas escolas também. (Foto: Igorh Martins).

“É um projeto muito importante para a comunidade de baixa renda, pois muitas pessoas não têm condições de castrar o seu animal, soube pela televisão e quando cheguei já consegui cadastrar, é uma grande oportunidade pra mim, pois estou sem condições no momento de pagar pelo serviço, eu agradeço a prefeitura e que o projeto cresça cada vez mais”.

O projeto – O “União pelos Animais” tem a finalidade de controlar o crescimento desordenado de cães e gatos, coibir os maus tratos e estimular a adoção e a posse responsável, além de prevenir e controlar doenças transmitidas entre os animais e que também podem prejudicar a saúde humana.

Após a palestra, os tutores recebem a guia de serviço para castração. (Foto: Jackson Souza)

Mais palestras – Outro público que está recebendo as palestras sobre posse responsável são os alunos da rede municipal de ensino. A UVCZ está cumprindo calendário a principio na rede municipal, mas a ideia é expandir para a estadual e particular.