Agricultura e Pecuária

Agricultores familiares já podem se inscrever no Prêmio PMDA Produtividade

Pensando em incentivar e desenvolver ainda mais o setor agrícola, a prefeitura proporciona aos agricultores familiares atendidos pelo PMDA a oportunidade de participar do Prêmio PMDA Produtividade.

Por Emanuele Pasqualotto

11/09/2019

Fotos no link: https://flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157710788746257

Os investimentos no agronegócio em Boa Vista são um compromisso da gestão da prefeita Teresa Surita. Pensando em incentivar e desenvolver ainda mais o setor, a prefeitura proporciona aos agricultores familiares atendidos pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) a oportunidade de participar do Prêmio PMDA Produtividade. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 30 de setembro.

A Premiação é promovida por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai) e tem como objetivo premiar e promover o trabalho dos agricultores que se destacaram durante todo o ciclo do PMDA 2019, através da inclusão socioprodutiva, apoio ao empreendedorismo, cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária.

O PMDA Produtividade avaliará a aplicação das técnicas de manejo de solo, a aplicação correta dos insumos de plantio e a qualidade da cultura dentro dos parâmetros estabelecidos pelo edital

O trabalho é baseado nas seguintes linhas de ação: assistência técnica, fortalecimento das cooperativas parceiras/cadastradas e incentivo ao cooperativismo. O PMDA Produtividade avaliará a aplicação das técnicas de manejo de solo, a aplicação correta dos insumos de plantio e a qualidade da cultura dentro dos parâmetros estabelecidos no edital que já está disponível no diário oficial do município número 4916, de 3 de julho de 2019, através do link https://www.boavista.rr.gov. br/diario-oficial

O prêmio terá as categorias de: Grãos Milho, Soja e Feijão, além das culturas: Batata-doce, Melancia e Melão. O secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Marlon Buss destacou que o PMDA Produtividade veio para certificar e coroar os melhores produtores do município.

Na próxima semana, a equipe técnica da Smaai deve iniciar a avaliação de produtividade dos agricultores habilitados no PMDA

“São produtores que fazem parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio e aderiram à nossa proposta de trabalho. Como premiação, estes agricultores terão uma viagem técnica de conhecimento em algum lugar do Brasil que possa oferecer informações adicionais ao nosso trabalho. Todas as culturas presentes no edital terão um representante na comitiva que irá visitar alguma feira nacional, referência no agronegócio”, disse.

Poderão participar do Prêmio todos os agricultores familiares ativos no PMDA e as Comunidades Indígenas do município. Cada participante deverá fazer a inscrição de acordo com as culturas definidas no cadastro do Plano. Ficam impedidos de participar somente os produtores com pendências documentais ou que estejam inadimplentes no plano.

As lavouras de milho e feijão também serão avaliadas

Para inscrever-se, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição, Anexo I, que estarão disponíveis também nas cooperativas e apresentá-la com a cópia do DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) e carta de atesto. Mais informações podem ser obtidas na sede da Smaai ou pelo telefone 3623 1517.