Saúde

Audiência Pública - Prefeitura ouve população para construir Plano Municipal da Primeira Infância

O encontro reuniu pais e familiares de alunos da escola Vila Jardim no bairro Cidade Satélite além da comunidade em geral.

11/09/2019

Toda a capital da primeira infância está sendo mobilizada e sensibilizada para contribuir com a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância de Boa Vista (PMPI). E para isso, a prefeitura iniciou as audiências públicas para garantir a participação e sugestão tanto dos pequenos como da sociedade civil em geral. Nesta terça-feira, 10, o encontro aconteceu na escola municipal Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite

Pais e familiares dos alunos da escola deram sua contribuição que serão reunidas em um documento que vai estabelecer as diretrizes, orientações e metas a serem cumpridas pelo município, garantindo o cuidado com as crianças na área da saúde, educação, social e até nas obras de infraestrutura da cidade. De acordo com a secretaria municipal de Projetos Especiais, Thayssa Cardoso, esse é um momento importante, para que todos tenham o privilégio de contribuir.

“Esse é um momento muito importante para o município de Boa Vista e especial para a gestão da prefeita Teresa Surita e para sociedade, pois estamos elaborando um documento, uma carta que está assegurada pelo Marco Legal, em que as crianças terão seus direitos garantidos de fato, independente da gestão que está atuando. Então, as outras gestões terão que seguir todos os protocolos, que nós já fazemos na rede de primeira infância”, disse.

Enquanto os pais acompanhavam a apresentação dos projetos e ações já oferecidos e desenvolvidos pela prefeitura voltadas à primeira infância, as crianças se divertiam no espaço lúdico do Braços Abertos. A dona de casa Maria Cristina dos Santos, 36 levou a filha Aylla Valentina para o encontro, que também aproveitou o espaço.

“Está sendo muito importante. É a primeira vez que estou participando e vendo que são muitas coisas que envolvem os nossos filhos e outras crianças. Esse trabalho da prefeitura nos ajuda e incentiva a buscar o melhor para eles e para outras crianças”.

A elaboração do PMPI está acontecendo de forma democrática e participativa onde todos poderão dar sua contribuição para a construção de uma política pública efetiva voltada ao bem-estar das crianças.

Tanto crianças, órgãos públicos, instituições e sociedade civil serão ouvidos para a elaboração do documento, que depois de pronto será encaminhado à Câmara Municipal de vereadores de Boa Vista.

Mais audiências - Já aconteceram três audiências com as crianças no ambiente escolar junto com técnicos, psicopedagogos e outros profissionais das escolas. Agora serão mais três encontros voltados para ouvir a comunidade. As próximas serão na Escola Carmem Eugenia, no Asa Branca, nesta quarta-feira, 11 e a última será no Palácio 9 de Julho, no dia 12, sempre às 18h30.