Para garantir o acesso e a ampliar o maior número possível de atendimentos, a Prefeitura de Boa Vista iniciou em julho deste ano o processo de informatização no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama, Silvana Helena Souza Gomes (CPCOM), no bairro Jardim Tropical.
A ideia é monitorar o atendimento e o acesso ao histórico médico dos pacientes, desde o primeiro atendimento na recepção das unidades básicas de saúde, passando pela marcação de consultas, exames, agendamento e outros serviços ofertados pela rede.
Os atendimentos dos serviços ofertados são feitos por meio de encaminhamento médico das unidades básicas de saúde do município, por meio do novo procedimento informatizado.
O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão, destaca que esse é um trabalho prioritário na gestão da prefeita Teresa Surita e que vai melhorar as demandas de atendimentos, tanto nas unidades básicas, como nas especializadas.
“A implantação do sistema permitirá o acompanhamento da história clínica do paciente, registro dos procedimentos ambulatoriais automáticos, a marcação de consultas com datas e horários já definidos pelas unidades básicas para um encaminhamento especializado da rede, além de nos auxiliar nos dados de produção gerando informações estratégicas que vão melhorar a humanização e o acolhimento”.
A estudante Ingride Pereira, 19, foi fazer um exame ginecológico e aprovou o novo atendimento. “Muito bom. Fui até à unidade básica do Cauamé e de lá já me encaminharam até o centro. O atendimento foi rápido. Gostei muito”.
Como funciona – Hoje, a paciente que busca um serviço especializado como ginecologia, mastologia, exames de ultrassonografia das mamas, por exemplo, deve se encaminhar até uma unidade básica de saúde e consultar com um médico clínico, como explica a diretora do CPCOM, Ildázia Nunes Ferreira.
“Hoje não há mais necessidade da paciente vir até o CPCOM para agendar uma consulta ou exame. Ela vai até a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, onde será atendida por um clínico geral. E havendo necessidade, será encaminhada ao CPCOM, sendo agendada a sua consulta ou exame na própria UBS. Ou seja, a paciente já sai da UBS com data e hora marcada, devendo comparecer ao CPCOM somente no dia da realização da consulta e exame”.
Ildázia Nunes Ferreira - Diretora do CPCOM
Com a implantação do novo sistema espera-se agilizar o atendimento, reduzir o índice de não comparecimentos aos exames, além de melhorar o acesso aos serviços especializados.
Profissionais passam por capacitações para utilizarem o sistema. A prefeitura adquiriu novos computadores, que permitem a efetivação deste projeto para tornar o atendimento mais ágil.
Atendimentos – De janeiro a agosto deste ano foram 10.249 atendimentos no CPCOM, entre consultas, exames e outros procedimentos.
Serviços - O centro atende com consultas de cardiologia, ginecologia, mastologia, patologia cervical, infectologia e exames de USG mama, obstétrico, endovaginal, pélvica, abdome total, superior, vias urinárias, tireoide e partes moles.
No CPCOM também é tratada as lesões primárias e dependendo do diagnóstico, as pacientes são encaminhadas para tratamento no centro de referencia do estado.