Saúde

Com sistema informatizado, atendimento no Centro de Prevenção de Câncer de Boa Vista está melhor e mais rápido

Os atendimentos são feitos por meio de encaminhamento médico das unidades básicas de saúde por meio de um eficiente sistema informatizado.

Por SEMUC

19/09/2019

Para garantir o acesso e a ampliar o maior número possível de atendimentos, a Prefeitura de Boa Vista iniciou em julho deste ano o processo de informatização no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama, Silvana Helena Souza Gomes (CPCOM), no bairro Jardim Tropical.

Os atendimentos dos serviços ofertados são feitos por meio de encaminhamento médico das unidades básicas de saúde do município, por meio do novo procedimento informatizado. (Foto: Jackson Souza)

A ideia é monitorar o atendimento e o acesso ao histórico médico dos pacientes, desde o primeiro atendimento na recepção das unidades básicas de saúde, passando pela marcação de consultas, exames, agendamento e outros serviços ofertados pela rede.

Os atendimentos dos serviços ofertados são feitos por meio de encaminhamento médico das unidades básicas de saúde do município, por meio do novo procedimento informatizado.

O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão, destaca que esse é um trabalho prioritário na gestão da prefeita Teresa Surita e que vai melhorar as demandas de atendimentos, tanto nas unidades básicas, como nas especializadas.

“A implantação do sistema permitirá o acompanhamento da história clínica do paciente, registro dos procedimentos ambulatoriais automáticos, a marcação de consultas com datas e horários já definidos pelas unidades básicas para um encaminhamento especializado da rede, além de nos auxiliar nos dados de produção gerando informações estratégicas que vão melhorar a humanização e o acolhimento”.

A estudante Ingride Pereira, 19, foi fazer um exame ginecológico e aprovou o novo atendimento. “Muito bom. Fui até à unidade básica do Cauamé e de lá já me encaminharam até o centro. O atendimento foi rápido. Gostei muito”.

Como funciona – Hoje, a paciente que busca um serviço especializado como ginecologia, mastologia, exames de ultrassonografia das mamas, por exemplo, deve se encaminhar até uma unidade básica de saúde e consultar com um médico clínico, como explica a diretora do CPCOM, Ildázia Nunes Ferreira.

“Hoje não há mais necessidade da paciente vir até o CPCOM para agendar uma consulta ou exame. Ela vai até a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, onde será atendida por um clínico geral. E havendo necessidade, será encaminhada ao CPCOM, sendo agendada a sua consulta ou exame na própria UBS. Ou seja, a paciente já sai da UBS com data e hora marcada, devendo comparecer ao CPCOM somente no dia da realização da consulta e exame”.

Ildázia Nunes Ferreira - Diretora do CPCOM

Com a implantação do novo sistema espera-se agilizar o atendimento, reduzir o índice de não comparecimentos aos exames, além de melhorar o acesso aos serviços especializados.

Profissionais passam por capacitações para utilizarem o sistema. A prefeitura adquiriu novos computadores, que permitem a efetivação deste projeto para tornar o atendimento mais ágil.

Atendimentos – De janeiro a agosto deste ano foram 10.249 atendimentos no CPCOM, entre consultas, exames e outros procedimentos.

Serviços - O centro atende com consultas de cardiologia, ginecologia, mastologia, patologia cervical, infectologia e exames de USG mama, obstétrico, endovaginal, pélvica, abdome total, superior, vias urinárias, tireoide e partes moles.

No CPCOM também é tratada as lesões primárias e dependendo do diagnóstico, as pacientes são encaminhadas para tratamento no centro de referencia do estado.