Educação

Olimpíada de Língua Portuguesa - Três alunos de Boa Vista estão classificados para a etapa estadual

Alunos de todo o Brasil têm um desafio a cumprir através da Olimpíada de Língua Portuguesa, que em 2019 chega à sua 6ª edição. Cabe às turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental produzir um poema que retrate bem o tema “O lugar onde vivo”.

Por Ceiça Chaves

18/09/2019

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157710897589782

Todos os anos, alunos de todo o Brasil têm um desafio a cumprir através da Olimpíada de Língua Portuguesa, que em 2019 chega à sua 6ª edição. Cabe às turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental produzir um poema que retrate bem o tema “O lugar onde vivo”. Em Boa Vista, 37 textos foram analisados e três deles foram os escolhidos para representar o município na etapa estadual nesta categoria.

O texto do aluno Marcel Aleixo da Silva, da Escola Indígena Francisca Gomes da Silva, foi um dos selecionados. A parceria da professora Josane Chagas foi essencial neste processo.

Com o poema “Serra do Truarú”, o aluno Marcel Aleixo da Silva, da Escola Indígena Francisca Gomes da Silva, foi um dos selecionados. Seu texto retratou um pouco da história de sua comunidade e seus costumes. Como índio wapichana, o pequeno poeta buscou conhecer um pouco mais de seu povoado, buscando a inspiração necessária ao escrever, sempre orientado por sua professora, Josane Chagas. Os dois seguem juntos para próxima fase do concurso.

“ Como professora, foi um desafio gratificante, porque conseguimos e também porque nós, como profissionais, temos que fazer e ensinar a criança a pensar, a desenvolver, a criar, a valorizar aquilo que ele tem de melhor na vida deles. Ele me surpreendeu bastante, porque a cada dia chegava com uma versão e eu só aperfeiçoava. Até porque nós professores somos só mediadores desse conhecimento. O aluno é quem cria. Ele é o protagonista de sua própria história e sua realidade”, declarou a professora.

Kayro Gabriel Matias e sua professora Antonia Sulivam felizes com o alcance do poema "“Meu Querido Estado”.

Outro aluno que também está confiante para a próxima fase é Kayro Gabriel Matias e sua professora Antonia Sulivam de Araújo, da Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes. O poema intitulado “Meu Querido Estado” retratou um povo hospitaleiro, as belezas naturais, as tribos indígenas e a riqueza da vegetação e dos minérios. Ele não esqueceu dos problemas sociais do povo venezuelano.

Para o aluno, foi bom participar do concurso, pois toda quarta-feira era sagrado a produção de textos em sala de aula. “O que me inspirou foram as belezas naturais, pois muitas vezes viajei para o Tepequém, as cachoeiras, já vi o Monte Roraima e foi o que me inspirou. Estou muito feliz e nervoso. É uma responsabilidade e tanto” , declarou o menino.

Danilo Oliveira e sua professora Denise Mendes, da Escola Municipal Frei Artur Agostini. O seu poema “Roraima e seus Encantos” se destacou entre os 37 textos enviados.

Outro aluno que também está na expectativa é Danilo Oliveira, e sua professora Denise Mendes, da Escola Municipal Frei Artur Agostini. O seu poema “Roraima e seus Encantos” pode muito ser entendida como uma declaração de amor ao Estado e à capital Boa Vista. “Foi muito legal fazer esse poema. Me inspirei bastante nos pontos turísticos de Boa Vista, essa cidade boa de morar”, declarou o menino.

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. São cinco categorias ao todo: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião. Este ano, o concurso recebeu mais de 171 mil i nscrições nas categorias.

Alunos e professores passam por diversas fases, desde o lançamento nacional, inscrições, oficinas, etapas escolares, municipais, estaduais, semifinais (com direito a vigem para participar de atividades culturais e formativas ) e, enfim, a etapa nacional com a s eleção dos 28 alunos vencedores e seus professores . O Evento de premiaçãoestá prevista para o dia 9 de dezembro de 2019.