Educação

Prefeita Teresa cumpre proposta do plano de governo e entrega 15ª escola em menos de três anos

Por Shirleia Rios

17/09/2019

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157710885315081

Em seis anos, a prefeita Teresa Surita já entregou 35 novas unidades de ensino. O plano de governo do atual mandato da gestão (2017/2020) prometia entregar 15 escolas novas. Um ano antes do previsto, a prefeita está cumprindo com o prometido entregando a 15ª unidade. Desta vez, os moradores do bairro Cidade Satélite estão recebendo a nova Creche Proinfância Eunice Queiroz de Faria com capacidade para atender 300 crianças do maternal à pré-escola.

A escola conta com uma estrutura completa: salas de aula, sala multiuso, cozinha, refeitório, pátio coberto, banheiros infantis e adultos, rampas, piso tátil e muito mais. Uma novidade, é que a escola possui uma entrada exclusiva para os carros dos pais enquanto esperam os filhos saírem sem atrapalhar o trânsito. Todos os alunos ganharam novos fardamentos.

Outras quatro unidades de ensino estão previstas para serem inauguradas ainda este ano, ultrapassando o número de escolas propostas pela gestão e r reforçando o compromisso com a educação infantil. Elas estão localizadas nos bairros Cidade Satélite, Nova Cidade, Jóquei Clube e Comunidade Indígena Darora.

“Essa escola é muito especial, porque cumpro com as 15 prometidas no meu plano de governo. E todos sabem da qualidade que nós temos na educação, o cuidado que nós temos em relação aos professores, a qualidade do ensino e dos equipamentos que as escolas têm, as referências que hoje a gente tem, com relação a toda qualidade que nós oferecemos para as nossas crianças. Então, inaugurar uma escola é sempre uma imensa satisfação. Ainda tem muita coisa para acontecer esse ano e para gente é comemorar a questão da educação que é sempre prioridade no município”, destacou a prefeita Teresa Surita.

A moradora do Cidade Satélite, Maria Juciene Silva, é mãe da mais nova aluna da escola , a peq uena Keueren Hapuque, de 5 anos. Para ela, ver a filha dando os primeiros passos numa escola que mais parece es colar particular, perto de casa e com todo conforto e qualidade, é um o son ho.

"A escola está muito bonita. A s salas são modernas. Está super aprovada. Meu filho est uda ao lado, na escola Glemiria, e ntão , já facilitou, porque posso buscar os dois juntos”, contou a mãe.

Homenageada

Eunice Queiroz de Faria nasceu em 5 de janeiro de 1928, na região do Taiano – município de Alto Alegre. Casou-se com Joca Faria no ano de 1942 e juntos tiveram 11 filhos, 34 netos, 47 bisnetos e oito trinetos. Eunice foi uma pessoa pública, trabalhou nas escolas Costa e Silva, Monteiro Lobato, Gonçalves Dias e Penha Brasil. Ela faleceu em 20 de junho de 2019, aos 91 anos de idade, deixando um legado, uma vida a ser pesquisada e seguida como exemplo.

A filha da homenageada, Édila Cordeiro, representou a família e fez um discurso emocionado à prefeita Teresa. Ela agradeceu por todo trabalho desenvolvido pela gestão voltado à educação infantil, que a mãe Eunice tanto valorizava.

“ Por parte da nossa família, quero parabenizá-la por cuidar das pessoas, por esse amor tão envolvido com o ser humano. Queremos parabenizá-la por priorizar a educação infantil, fase em que se inicia o aprendizado e as descobertas. Proporcionando as crianças uma infância digna e feliz, propondo transformar Boa Vista na Capital da primeira Infância. Parabéns por ser um destaque nacional, pelo excelente trabalho realizado, o que muito orgulha o povo boa-vistense. Obrigada por honrar e eternizar nossa mãe, Eunice Queiroz de Faria ”, frisou.

Outras quatro unidades de ensino estão previstas para serem inauguradas ainda este ano. (fotos: Igorh Martins e Jackson Souza)

Melhorias na educação

Desde 2013, já foram entregues 35 novas unidades de ensino e outras 29 foram totalmente reformadas. Em 2013 o número de vaga era de 29 mil. Em 2019 esse número chegou a 42 mil vagas. Um aumentamos de 45% com as novas escolas. Das 122 unidades de Boa Vista, 72 foram construídas por Teresa desde 2001. As m atrículas passaram a ser feitas por meio do Call Center, sem filas. Fardamento escolar, Merenda de qualidade fazem parte da realidade da educação infantil. A tecnologia chegou em sala de aula com: Robótica, Tablets, mesas pedagógicas, brinquedos da Lego e lousas digitais.

Lista de unidades de ensino entregues desde 2017

1- Casa Mãe - Senador Hélio Campos