Link das fotos: https://www.flickr.com/photos/
Abraços, dancinha e muito carinho. É assim que os alunos são recebidos nas escolas municipais de Boa Vista, a capital da primeira infância. Alguns professores adotaram essa recepção calorosa para transformar a sala de aula em um ambiente ainda mais favorável ao aprendizado.
A ideia dos professores foi inspirada em um vídeo norte-americano que repercutiu nas redes sociais e muitos no Brasil tem replicado a iniciativa. Aqui em Boa Vista a interação também “viralizou” na internet.
Três professoras da rede municipal estão servindo de inspiração para os demais. É o caso da Danielle Varjão, do 1º período A, da Escola Municipal Newton Tavares; A arte-educadora Kelly de Melo, da Escola Municipal Jânio da Silva Quadros e Hellen Santana, do 2º Ano A, da Escola Laucides Inácio Oliveira.
“Eu procuro vídeos, técnicas novas para aplicar de uma maneira natural e fazer com que as crianças gostem do espaço escolar. Eu recebi o vídeo, gostei muito da ideia. Isso acaba estimulando uma boa recepção e um momento agradável entre eles” , declarou.
“Percebemos a necessidade das crianças em transmitir sentimentos, porque a percepção de emoções é o primeiro passo para a construção de habilidades sociais. Através das figuras podemos retribuir e saber o que as crianças sentem no momento. Até pelo alto índice de alunos que não têm a família completa, ou vive só com a mãe, só com o pai, ou com a avó. Vemos a carência delas em receber um abraço, em saber o poder do ‘eu te amo” , declarou.
“No começo do ano quando eu recebi a turma, resolvi trabalhar a afetividade de uma maneira bem dinâmica, trazendo ela para esse universo do abraço, do beijo e aperto de mão. Uma vez por mês é com a professora e nos outros dias é feito um rodízio com as crianças” , declarou.
Com a dinâmica, Hellen percebeu uma melhora significativa no comportamento e aprendizados dos alunos.
“Hoje temos uma turma muito mais unida, que gosta de trabalhar em grupo e onde todos interagem. A leitura melhorou, a escrita também, a relação das crianças com os pais e dentro de sala de aula teve uma mudança significativa ”, declarou.
Afeto e brincadeiras estão inseridos no novo Currículo Escolar da Educação Infantil
Com o novo Currículo Escolar da Educação Infantil, a Prefeitura de Boa Vista inovou o processo de aprendizagem, inserindo o lúdico nas práticas pedagógicas das creches e pré-escolas. Isso porque as brincadeiras e a interação entre alunos e professores são fundamentais para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo de uma criança.