Profissionais de saúde recebem kits pedagógicos para orientar adolescentes

O material será utilizado nas ações de educação e saúde nas escolas para prevenir a gravidez na adolescência

10/09/2019

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157710784093433

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) entregou nesta segunda-feira, 9, os kits de materiais pedagógicos do projeto Vale Sonhar que devem ser utilizados pelos profissionais de saúde para trabalhar a prevenção da gravidez na adolescência nas escolas.

O material do projeto Vale Sonhar - Capacitação em prevenção de gravidez na adolescência é elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana. A metodologia foi implementada pela prefeitura este ano.

A ideia é formar agentes de prevenção para serem multiplicadores dentro da rede de atenção à saúde, com a finalidade de prevenir a gravidez precoce nos adolescentes. O secretário municipal adjunto de Saúde, Cassio Gomes, participou da entrega dos kits e destacou a importância do engajamento desses profissionais.

“Nós agradecemos a parceria e o comprometimento de todos que participaram nesse primeiro momento da primeira turma de capacitação e agora recebem os materiais para colocarem em prática o que estudaram, para se tornarem multiplicadores em suas unidades. Esse é um trabalho muito importante e que conta com o apoio da nossa prefeita Teresa Surita”.

Os kits vêm com jogos sobre os três temas: O despertar para o sonho ; Nem toda relação sexual engravida e Engravidar é uma escolha . Os materiais vão ajudar os profissionais a discutirem os temas com os alunos de maneira dinâmica e próxima da realidade do jovem.

Capacitação sobre pré-natal para profissionais da saúde municipal. (Foto: Claudia Ferreira)

A superintendente de atenção básica, Cinthia Brasil, explica que o projeto começou com a capacitação dos profissionais e agora deve começar em 12 escolas estaduais que já aderiram ao Programa Saúde na Escola.

Cinthia Brasil - Superintendente de atenção básica de Boa Vista

“O projeto teve inicio esse ano com um planejamento estratégico promovido pela Prefeitura de Boa Vista, com a finalidade de reduzir o índice de gravidez na adolescência, que hoje, de certa forma, é preocupante. Essa é mais uma estratégia da gestão para que esses jovens possam ter uma adolescência mais saudável e postergar esse momento de gravidez, nessa fase da vida”.

O projeto – O Vale Sonhar propõe lidar com um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. Se por um lado o sexo na adolescência é natural, a prevenção é aprendida. E, para colocar em prática o que foi ensinado, a motivação é fundamental.

Mais de 70 profissionais foram capacitados, em julho desse ano e receberam os kits de jogos pedagógicos. O próximo passo é formar os grupos nas unidades e implantar o projeto nas escolas, a principio em nove escolas estadual. O enfermeiro Anderson dos Santos, da unidade básica do Liberdade afirma que o projeto vem para somar com as ações já feitas.

“É um projeto importante para trabalhar nas escolas e uma ferramenta a mais que já vem dando certo em outras capitais com a redução da gravidez na adolescência. Com certeza fará muita diferença no nosso trabalho no dia a dia”.

Anderson dos Santos - Enfermeiro UBS Liberdade

Capacitação – Nos dias 10, 11, 12 e 13 a SMSA promove uma capacitação sobre pré-natal para os profissionais de saúde da rede básica, no auditório 3 do Claretiano. Serão capacitados 80 profissionais entre médicos e enfermeiros.