Trânsito

Semana Nacional do Trânsito - Prefeita Teresa Surita lança campanha educativa para reduzir índices de acidentes e salvar mais vidas em Boa Vista

A campanha segue até o dia 25 de setembro e inclui palestras, blitze educativas e ações de orientação em pontos turísticos da nossa capital.

Por Emanuele Pasqualotto

18/09/2019

Fotos no link: https://flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157710902758106

Com o tema “ De quem é a responsabilidade? ”, foi lançada na manhã desta quarta-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito em Boa Vista, na Escola Municipal Newton Tavares. Com isso, a prefeitura vai desenvolver na cidade ações educativas por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), com objetivo de sensibilizar os cidad ãos.

Boa Vista tem apresentado grandes avanços na redução dos números de mortes por acidentes de trânsito. Ainda assim, a prefeitura vai intensificar, por meio da campanha local, o trabalho para que mais vidas sejam salvas nas ruas da cidade.

Na solenidade de abertura da campanha, a prefeita Teresa Surita destacou que a questão do trânsito é muito complexa, pois é necessário tomar medidas que normalmente a população não aceita, mas que a cidade tem muito a comemorar com a redução significativa dos números de acidentes de trânsito e mortes nas ruas.

“Nós queremos estar bastante presente nas escolas, trabalhando com as crianças, além das ruas e dos semáforos. A partir do momento em que as pessoas entenderem que a violência no trânsito é um problema de todos, nós teremos resultados cada vez melhores”, enfatizou.

Dados da DPVAT, mostram reduções da violência no trânsito entre 2017 e 2018

De acordo com documento encaminhado à prefeitura pela gestão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Seguro DPVAT), houve redução em 46% no número de indenizações por morte, onde se constata 72 mortes em 2017 contra 39 em 2018.

Nos casos de seguro por invalidez, a diminuição foi ainda maior, chegando a 70% onde se confirmou 722 casos em 2017, contra apenas 218 ações de seguro por invalidez em 2018. Entre 2017 e 2018, onde havia radar de velocidade, apenas uma morte foi registrada e o nde não havia radar, 30 mortes foram registradas.

Em 2013, apenas 25 semáforos funcionavam nas ruas. Em 2019, com os investimentos da prefeitura, Boa Vista já contempla outra realidade, com 66 semáforos. Um novo já está em processo de instalação, entre as avenidas Brasil e Centenário, na zona Oeste.

Além disso, mais de 70 placas luminosas de faixa de pedestre, que fazem parte da sinalização da cidade já existem junto com 40 km de ciclovia que transmite mais segurança para ciclistas e condutores de veículos.

A Educação no trânsito começa pelo trabalho com as crianças

Investir na informação e educação dos pequenos também é um compromisso da prefeitura. A Escola Newton Tavares recebeu turmas de outras escolas municipais, entre elas Pequeno Polegar, Cunhantã Curumin, Isete Evangelista e Martinha Thury Vieira, que expuseram projetos com a temática educação no trânsito, trabalhados em salas de aula como maquetes, vídeos, peças teatrais, músicas e paródias e que inclusive renderam prêmios.

O Projeto Crescer também participou, animando as crianças com uma minipeça de teatro sobre o trânsito, com direito a música e paródia cantada. Leila Pereira da Costa, professora e mãe do Arthur Vinícius, 6 anos, aluno da Escola Municipal Isete Evangelista, disse que o filho se transformou em um agente multiplicador de tudo o que aprende na escola.

“Ele mudou todo o pensamento dele a respeito do trânsito, eu preciso ser perfeita. Ele internalizou isso de uma forma que aprendeu naturalmente. É muito importante trabalharmos o tema e temos que começar dos pequenos para formar os grandes. A educação municipal está andando no caminho certo”, frisou.