O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. E a Prefeitura de Boa Vista, que apoia essa causa, está promovendo diversas ações educativas e de saúde em suas unidades, em parceria com o Ministério Público e outras instituições.
Todas as unidades básicas de saúde do município estão promovendo atividades voltadas a esse tema com rodas de conversas, palestras com grupos de gestantes, idosos, grupos de atividade física, ou através de apresentação de vídeos.
O prédio da Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma faixa na cor amarela, que é símbolo da campanha que chama a atenção para a causa.
“É um mês dedicado à criação de momentos e espaços que fomentam o debate sobre o assunto e levam informação sobre a oferta de serviços, ajuda disponíveis de forma gratuita em nossa rede municipal de saúde”, destaca o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.
Programação – A manhã desta sexta-feira, 6, começou com muita orientação e sensibilização para crianças e familiares do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). A equipe de profissionais da unidade decorou desde a recepção até os leitos de enfermagem com laços amarelos.
Foram feitas rodas de conversas e distribuição de laços e folders informativos sobre a importância da prevenção e orientações para que familiares saibam identificar os sinais de uma pessoa que precisa de ajuda.
Para os dias 11, 18 e 25, às 14h30, 9h30 e 14h30, respectivamente, também vão acontecer rodas de conversas no CAPS II sobre a valorização da vida. A coordenação de educação do SAMU-BV também estará abordando o perfil de atendimento de urgências envolvendo casos de suicídio, no dia 18, no período da tarde, no curso de saúde mental promovido pelo Ministério Público.