Agricultura e Pecuária

Técnicos avaliam sementes de soja produzidas em Campo Experimental na área rural de Boa Vista

Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) estiveram nesta terça-feira, 10, na Associação Elifas Levi Veloso Filho no P.A Nova Amazônia, fazendo a primeira avaliação dos cultivares (sementes) de soja produzidos nos Campos Experimentais na área rural de Boa Vista.

Por Naira Sousa

10/09/2019

Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) estiveram nesta ter ça-feira, 10, na Associação Elifas Levi Veloso Filho no P.A Nova Amazônia, fazendo a primeira avaliação dos cultivares (sementes) de soja produzidos nos Campos Experimentais na área rural de Boa Vista.

O diretor técnico da Smaai, Fábio Guths, explicou que foram avaliados os fatores de produtividade, número de vagens, grãos por vagens e peso das sementes. “Esses dados são importantes para comparar o desempenho das cultivares em Roraima, comparado com outros lugares, os quais são de origem da cultivação. No final temos a produtividade. Cultivares que produzirem mais se destacam na nossa condição de clima e solo da região”, disse Guths.

A ideia dos Campos Experimentais é fazer o acompanhamento e as análises de resistência às doenças a fim de obter um banco de dados para embasar os agricultores não só do município como do estado, ou seja, trazer o que há de melhor em novidades nas cultivares (sementes).

O trabalho foi desenvolvido pela prefeitura por meio da SMAAI e apresentado na segunda edição da AgrofestBV que aconteceu no final de julho deste ano. A secretaria preparou vários campos experimentais, sendo 19 culturas de milho, 19 de soja e sorgo para produção de biomassa (campo experimental inédito no Brasil).

Os materiais foram fornecidos por grandes empresas do segmento, multinacionais entre elas a Basf, Pioneer, For Seed, Morgan, Staine, uma empresa americana estreando no Brasil e a LG, que já está há um tempo no mercado.

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) foi criado na gestão da Prefeita Teresa Surita e se transformou no carro chefe do agronegócio em Boa Vista buscando fomentar o setor. O objetivo é de oferecer condições seguras aos agricultores com a aplicação de tecnologia moderna a fim de garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras.

A Secretaria de Agricultura já está estudando a proposta do PMDA 3, que no próximo ano contará com novidades para a continuidade do trabalho com os agricultores familiares do município com a previsão de atender a novos produtores.