Home|Notícias|Agricultura Agricultores do P.A Nova Amazônia iniciam a colheita do milho
Agricultura e Pecuária
09/10/2019 16h00
Agricultura Agricultores do P.A Nova Amazônia iniciam a colheita do milho

A expectativa em 2019 é superar a média de produtividade de 120 sacas de 60 kg por hectare

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157711259888841

Jornalista: Emanuele Pasqualotto

A colheita do milho no Projeto de Assentamento Nova Amazônia (P.A Nova Amazônia) já começou. Os agricultores, apoiados pela Prefeitura de Boa Vista, por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), tem boas perspectivas para a safra deste ano, onde estimam superar a média de 120 sacas de 60 kg do grão por hectare.

Este ano, o plantio de milho foi numa área total de 288 hectares, abrangendo a P.A Nova Amazônia e P.A Nova Amazônia I. O pico de produção calculado, ponto de maior produtividade, ultrapassou 11.100 kg por hectare, o equivalente a 185 sacas por hectare e 60 kg por saca. Nessa terça-feira, 8, a colheita iniciou pela propriedade do grupo familiar do agricultor Joanilton de Queiroz de Sousa.

“Eu estimo que esse ano essa lavoura terá uma media de 140 sacas de 60 kg por hectare. No ano passado, colhemos 80 sacas por hectare e nesse ano de antemão já vemos que vai ser bem melhor. Antes já produzíamos aos poucos, mas o foco mesmo do PMDA, que vemos que o município está trabalhando, é o preparo de solo, para que possamos fazer o plantio de qualquer cultura, o que pra mim é fundamental. Com o plano, conseguimos elevar esse nível de forma satisfatória como estamos vendo na colheita do milho”, enfatizou Joanilton.

O secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, destacou que o projeto idealizado pela prefeitura na cultura do milho tem dado os resultados propostos. “O nosso parceiro Joanilton no ano passado teve inúmeras dificuldades para colher o milho. Mas neste ano, por meio do PMDA, ele conseguiu formar sua lavoura e pelas informações preliminares que temos, a colheita está superando 120 sacas de 60 kg por hectare o que é muito significativo”, disse.

Ele completou ainda que “todo estudo e o que foi definido em dois anos se concretiza na colheita da safra deste ano, gerando desenvolvimento, renda e resultados e o que nos deixa satisfeitos é ver os agricultores procurando meios para se inserir neste cenário. Construímos uma base muito grande, um trabalho idealizado junto com a prefeita Teresa Surita e que vem dando certo”, concluiu.

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) foi criado na gestão da Prefeita Teresa Surita e se transformou no carro-chefe do agronegócio em Boa Vista, buscando fomentar o setor. O objetivo é de oferecer condições seguras aos agricultores com a aplicação de tecnologia moderna, a fim de garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras.

Na primeira fase do projeto, o pacote de preparo de solo, os agricultores recebem os insumos e toda a assistência técnica necessária para a correção do solo. A prefeitura investe nos agricultores e esse investimento retorna 100% para as cooperativas, parceiras do PMDA.

Em contrapartida, com esses investimentos, as cooperativas se fortalecem aumentando número de associados e reinvestindo estes valores na ampliação e melhoria ou na abertura de área para outros agricultores. Esse processo gera um ciclo virtuoso e torna também os agricultores mais fortes e independentes.

Desde 2017, quando o PMDA foi criado, mais de 100 agricultores familiares já foram capacitados e habilitados para atuarem na produção e no preparo da terra para a próxima safra. O resultado foi a criação de diversos polos de produção voltados a culturas como batata doce, melancia, melão, grãos como soja, milho e feijão, além de tomate e macaxeira, que já estão produzindo, inclusive com médias de produtividade que superam os índices nacionais.