Home|Notícias| Atividades celebram Dia Mundial do Idoso em Boa Vista com o programa Cabelos de Prata
01/10/2019 16h18

No Cras do Centenário, os idosos comemoraram o Dia Mundial do idoso com um café da manhã, regada de muita música e animação.

Jornalista: Ceiça Chaves

Investir em ações que promovam a saúde, integração e a qualidade de vida dos idosos faz parte da política da Prefeitura de Boa Vista. Na manhã desta terça-feira, 1º, Dia Mundial do Idoso, o município preparou uma manhã especial a integrantes do Cabelos de Prata no Cras do Centenário, com café da manhã regada de muita música e animação.

Há 17 anos, o projeto vem transformando vidas e fazendo histórias de superação, como a da senhora Maria do Socorro Ramos da Silva, de 79 anos. Sempre sorridente e feliz, ninguém imagina que ela já passou por crises de depressão. Integrante do Projeto no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Centenário há mais de 15 anos, ela tem conseguido superar a doença e ver a vida com outros olhos.

A senhora Maria do Socorro Ramos da Silva, de 79 anos, tem uma história de superação com o Projeto Cabelos de Prata.

É muito gratificante. Desde que eu entrei a minha vida mudou, me sinto melhor de saúde, tem as amizades que fazem a gente muito feliz. Eu passei por problemas de depressão. Aqui é como uma família, até melhor, porque a família quase nem conversa com a gente. Aqui a gente brinca, abraça e conversa com todo mundo. Eu sempre falo que aqui é o melhor lugar que eu já morei”, declarou.

O Cabelos de Prata foi criado em 2001 com a missão de transformar a terceira idade em uma experiência prazerosa, de qualidade e com oportunidades para os idosos. Hoje, cerca de mil integrantes a partir dos 60 anos de idade fazem parte desta política de valorização da pessoa idosa. Além da bolsa, eles se envolvem em diversas atividades que elevam a autoestima, a disposição e melhora a saúde física e mental.

O casal Ivanilde Fontenelle, 81 anos, e João Albuquerque, 78 anos, estão há cerca de um ano no projeto.
Há cerca de um ano, o casal Ivanilde Fontenelle, 81 anos, e João Albuquerque, 78 anos, participam do projeto. O Cabelos de Prata é a cara de dona Ivanilde, alegre, divertida e de bem com a vida. “Eu gosto da maneira que prefeita trabalha. Todo mundo cuida bem dos idosos. O projeto representa tudo, eu sempre gostei de brincar, me exercitar, dançar. O que faço aqui toda vida eu gostei de fazer”, declarou.

Em Boa Vista, os projetos sociais atendem gestantes, crianças, adolescentes e idosos. Para o público da terceira idade, além das atividades com o Projeto Cabelos de Prata, tem os grupos operativos das Unidades Básicas de Saúde e o projeto Por toda Minha Vida que dá uma atenção especial aos aposentados do município.

Grupos Operativos das Unidades Básicas de Saúde

Hoje, quase todas as Unidades Básicas de Saúde contam com grupos de idosos, são os chamados grupos operativos do Programa de Estratégia Saúde da Família. A ideia é promover ações voltadas para o envelhecimento ativo e saudável, proporcionando qualidade de vida e bem-estar aos usuários. Os encontros mensais proporcionam maior socialização, vínculo entre os idosos e os profissionais de saúde.

São desenvolvidas atividades educativas, priorizando temáticas relacionadas a terceira idade. Os idosos desfrutam de momentos de lazer por meio de atividades recreativas, passeios, caminhadas, cuidam da horta, prática de atividades físicas, palestras, atendimentos médicos, e recebem visitas dos agentes comunitários de saúde.

Projeto Por toda Minha Vida: valorização dos aposentados da prefeitura

O projeto lançado em 2015 é uma iniciativa do programa Servidor de Valor, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município (Pressem). A iniciativa agrega reconhecimento aos mais de 320 aposentados, ex-servidores municipais que tanto contribuíram para o desenvolvimento da cidade, durante anos de dedicação ao serviço público.

Estão entre as atividades do projeto, o encontro Pressem com Prosa, as Oficinas de Artesanato, visitas domiciliares, inclusão dos aposentados no Coral do Servidor e nos Jogos dos Servidores.