Jornalista: Ceiça Chaves
Investir em ações que promovam a saúde, integração e a qualidade de vida dos idosos faz parte da política da Prefeitura de Boa Vista. Na manhã desta terça-feira, 1º, Dia Mundial do Idoso, o município preparou uma manhã especial a integrantes do Cabelos de Prata no Cras do Centenário, com café da manhã regada de muita música e animação.
Há 17 anos, o projeto vem transformando vidas e fazendo histórias de superação, como a da senhora Maria do Socorro Ramos da Silva, de 79 anos. Sempre sorridente e feliz, ninguém imagina que ela já passou por crises de depressão. Integrante do Projeto no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Centenário há mais de 15 anos, ela tem conseguido superar a doença e ver a vida com outros olhos.
A senhora Maria do Socorro Ramos da Silva, de 79 anos, tem uma história de superação com o Projeto Cabelos de Prata.
“É muito gratificante. Desde que eu entrei a minha vida mudou, me sinto melhor de saúde, tem as amizades que fazem a gente muito feliz. Eu passei por problemas de depressão. Aqui é como uma família, até melhor, porque a família quase nem conversa com a gente. Aqui a gente brinca, abraça e conversa com todo mundo. Eu sempre falo que aqui é o melhor lugar que eu já morei”, declarou.
O Cabelos de Prata foi criado em 2001 com a missão de transformar a terceira idade em uma experiência prazerosa, de qualidade e com oportunidades para os idosos. Hoje, cerca de mil integrantes a partir dos 60 anos de idade fazem parte desta política de valorização da pessoa idosa. Além da bolsa, eles se envolvem em diversas atividades que elevam a autoestima, a disposição e melhora a saúde física e mental.
O casal Ivanilde Fontenelle, 81 anos, e João Albuquerque, 78 anos, estão há cerca de um ano no projeto.
Em Boa Vista, os projetos sociais atendem gestantes, crianças, adolescentes e idosos. Para o público da terceira idade, além das atividades com o Projeto Cabelos de Prata, tem os grupos operativos das Unidades Básicas de Saúde e o projeto Por toda Minha Vida que dá uma atenção especial aos aposentados do município.
Grupos Operativos das Unidades Básicas de Saúde
São desenvolvidas atividades educativas, priorizando temáticas relacionadas a terceira idade. Os idosos desfrutam de momentos de lazer por meio de atividades recreativas, passeios, caminhadas, cuidam da horta, prática de atividades físicas, palestras, atendimentos médicos, e recebem visitas dos agentes comunitários de saúde.
Projeto Por toda Minha Vida: valorização dos aposentados da prefeitura
Estão entre as atividades do projeto, o encontro Pressem com Prosa, as Oficinas de Artesanato, visitas domiciliares, inclusão dos aposentados no Coral do Servidor e nos Jogos dos Servidores.