Saúde

Dia das Crianças - Pacientes do Hospital da Criança se divertem com programação especial

Além da animação da tradicional Sexta Colorida, os pequenos pacientes receberam presentes e se divertiram.

11/10/2019

A P refeitura de Boa Vista promoveu durante toda essa semana diversas atividades para celebrar o Dia das Crianças. Nesta sexta-feira, 11, foi a vez dos pequenos pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

A iniciativa em proporcionar momentos de recreação, lúdicos e que saem da rotina hospitalar é dos próprios profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos, além da direção e contou durante toda essa semana com a parceria de voluntários, nesta sexta-feira foi a do Anjos da Enfermagem.

A enfermeira Karina Brasil, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do hospital fala sobre a importância da amenização das dores no processo de internação.

“ Este é um processo que envolve todo um contexto familiar e o de internação precisa ser amenizado, e essas estratégias de atividades lúdico-pedagógicas, principalmente essa semana da criança, foi pensado com carinho por toda a equipe, e com parcerias. Já temos a tradicional Sexta Colorida, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e amenizar as dores nesse processo de internação aqui dentro do hospital”, disse.

Meybes Caetano, 21, é mãe da pequena Cristiane, elas moram no Cruviana. A pequena está há mais de 10 dias internada com pneumonia. Ela agradece o carinho dos profissionais e voluntários. “Isso anima muito eles que estão doentes aqui, além de receber presentes, fico muito agradecida pelo carinho e toda a atenção recebida aqui no hospital, estão de parabéns, todos”, agradeceu.

As voluntárias do Anjos da Enfermagem foram as parceiras na ação desta sexta-feira, elas fizeram a festa da criançada, entrando nos blocos, cantando e entregando presentes. A acadêmica Rafaela Riquesma afirma que por meio do lúdico é possível amenizar a dor das crianças.

“ As atividades lúdicas servem como terapia e ajudam muito a amenizar a dor das crianças, é um trabalho de humanização. F ico feliz em poder ajudar, eu f ui muito ajudada por meio d esse projeto para recuperar minha saúde. Sempre fazemos visitas aqui e em outras instituições levando amor, alegria e cuidado”, disse.

Sexta Colorida – Projeto que tem a iniciativa dos profissionais da unidade com a finalidade de dar novos ares ao ambiente hospitalar e ajudar os pequenos pacientes a enfrentarem as enfermidades. Os profissionais deixam as sextas-feiras mais divertidas. Há quase três anos, médicos, enfermeiros e outros profissionais se caracterizam de algum personagem para divertir as crianças. O projeto já está sendo replicado como bom exemplo em uma entidade filantrópica, em Recife/PE.

Mais programação - Nesta sexta-feira, 11, às 16h, os profissionais da U nidade B ásica de S aúde Aygara Motta, do bairro Cidade Satélite, vão realizar uma extensa programação, voltada para as crianças da Casa Mãe Sinhá Laranjeira, com dança da cadeira, corrida do saco, pinturas, palestras abordando a importância da primeira infância e entrega de plantas e alface da horta da unidade.