Olimpíada de Língua Portuguesa - Alunos da rede recebem homenagens e reconhecimento da gestão municipal
A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC

Por Ceiça Chaves
30/10/2019
Fotos no link:
https://www.flickr.com/photos/
Os 37 alunos e professores das escolas municipais de Boa Vista, participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa, receberam nesta terça-feira, 29, uma singela homenagem da Prefeitura de Boa Vista. Todos receberam certificados, com direito a declamação e exposição literária dos poemas, entrega de brindes e medalhas para os três alunos destaques: Kayro Gabriel Matias, Danilo Oliveira e Marcel Aleixo (semifinalista).
O evento lotou o Teatro Escola, do Teatro Municipal. Um dos alunos homenageados foi o aluno indígena Marcel Aleixo, de 10 anos, e sua professora Josane Chagas, da Comunidade Serra do Truarú. Ele declamou sua poesia “Serra do Truarú”, e foi oficialmente apresentado a todos como o semifinalista do concurso.
No próximo dia 4 de novembro, os dois viajam para São Paulo para participar dos encontros da etapa regional. Para a professora Josane Chagas, foi uma honra despertar no garotinho, apaixonado por matemática, o interesse pela disciplina de português, fazendo ele se dedicar no concurso.
“ Me sinto também uma vencedora por contribuir com o conhecimento e desenvolvimento dele (Marcel). O nome disso é superação, determinação, dedicação, tanto da minha parte quanto dele”, disse a professora.
Outro aluno que também declamou seu poema perante o público, foi Kayro Gabriel, 11 anos, da Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes. Ele ficou entre os três da rede que se destacaram na categoria Poema, na etapa municipal.
“ Eu me sinto muito grato em ser escolhido entre todos os meus amigos que fizeram a poesia para a etapa municipal. Toda semana a gente fazia poesias na sala com o tema O lugar onde vivo . Eu fiz o texto e consegui ir para a etapa estadual”, declarou.
Todo os anos, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil têm este desafio a cumprir através da Olimpíada de Língua Portuguesa, que em 2019 chega à sua 6ª edição. São cinco categorias ao todo: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.
Cabe às turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental produzir um poema que retrate bem o tema geral “O lugar onde vivo”. Em Boa Vista, 37 textos foram analisados na etapa municipal. Para a presidente da Comissão Municipal da Olimpíada, Luciene Soares, este é um momento de agregar valor a todo um processo feito com os professores e alunos.
“ Hoje é o ápice, é quando os alunos recebem suas certificações por todo o trabalho realizado durante as oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Dos 37 alunos inscritos, 3 são os vencedores da rede. Hoje é um momento de alegria, de satisfação, de reconhecimento e prazer. Daqui não sairá um poema, poderá sair um livro, uma coletânea ou um best-seller. Isso é só o início para os nossos escritores mirins”, declarou.
A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
Alunos e professores passam por diversas fases, desde o lançamento nacional, inscrições, oficinas, etapas escolares, municipais, estaduais, semifinais (com direito a vigem para participar de atividades culturais e formativas) e, enfim, a etapa nacional com a seleção dos 28 alunos vencedores e seus professores . O Evento de premiação está prevista para o dia 9 de dezembro de 2019.