Saúde

Outubro Rosa - Servidoras da prefeitura participam de programação especial para prevenção ao câncer de mama

Durante toda a manhã desta sexta-feira, 11, as servidoras foram orientadas sobro o autoexame de mama, além de assistirem a uma palestra sobre o tema.

Por Edson Ribeiro

11/10/2019

Fotos no link : https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157711291001818

Como parte do calendário especial em alusão ao Dia do Servidor, a Prefeitura de Boa Vista, por meio do Programa Servidor de Valor, promoveu atividades em favor da prevenção contra o câncer de mama. Durante toda a manhã desta sexta-feira, 11, as servidoras foram orientadas sobro o autoexame de mama, além de assistirem a uma palestra sobre o tema.

Com o apoio da Liga Roraimense de Combate ao Câncer ( LRCC), o enfermeiro da Unidade Básica de Saúde do São Pedro, Erico Gomes, proferiu uma palestra sobre diagnósticos do câncer de mama. Durante a sua apresentação alertou que o autoexame é muito importante para detectar possíveis nódulos, mas não é suficiente para o rastreamento do possível câncer, e que outras atitudes devem ser tomadas, citando como exemplos, a consulta a um médico.

Depois da palestra, as servidoras passaram por consulta médica e exame clínico. Cerca de 60 servidoras foram atendidas, e, de acordo com a paciente, muitas foram encaminhadas para consultas e exames complementares.

A servidora Ana Claudia Camilo disse que a palestra e os exames feitos no local de trabalho facilita. Ela destaca também a importância para as mulheres. As pessoas que não têm acesso e que não sabem como fazer es. E todo ano a prefeitura se preocupa em trazer este evento aqui, para dar palestras para as mulheres ficarem esclarecidas e informar da importância de fazer a prevenção anualmente , observou Ana Claudia.

Campanha Outubro Rosa - Durante todo este mês, as 34 unidades básicas da prefeitura estão com ações voltadas ao mês de prevenção e combate ao câncer. Palestra sobre o tema, teste rápido, preventivo, orientação do auto-exame da mama e consulta médica.