ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Poema Serra do Truarú - Aluno indígena de Boa Vista está na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa
NOTÍCIAS
Educação
07/10/2019 08h51
Poema Serra do Truarú - Aluno indígena de Boa Vista está na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Marcel Aleixo da Silva, aluno wapichana da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva (comunidade Serra do Truarú)

 Fotos no link:

https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157711186626582

 

Jornalista: Ceiça Chaves

 

Representando a regionalidade dos povos indígenas de Roraima, o aluno wapichana Marcel Aleixo da Silva, da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva (comunidade Serra do Truarú), está entre os classificados para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. Na categoria Poema, ele representará o estado e concorrerá com todos os finalistas do Norte do Brasil na etapa regional.

 

Seu texto intitulado “Serra do Truarú” retratou um pouco da história de sua comunidade e seus costumes. Como índio wapichana, o pequeno poeta buscou conhecer um pouco mais de seu povoado, buscando a inspiração necessária para escrever os versos e, segundo ele, nem imaginava que chegaria tão longe.

 


 

Eu me dediquei para construir esse poema. Pedi ajuda dos meus parentes, da minha professora. Eu fiquei muito feliz com isso. A minha comunidade me inspirou, disse o menino.

 

Quem segue junto com ele para a próxima fase do concurso é sua professora Josane Chagas. Os dois viajarão para São Paulo em breve, para participar de encontros presenciais da Etapa Semifinal. Serão três dias de oficinas de formação, palestras, passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos.

 


 

Como professora, foi um desafio gratificante, porque conseguimos e também porque nós, como profissionais, temos que fazer e ensinar a criança a pensar, a desenvolver, a criar, a valorizar aquilo que ele tem de melhor na vida deles. Ele me surpreendeu bastante, porque a cada dia chegava com uma versão e eu só aperfeiçoava. Até porque nós professores somos só mediadores desse conhecimento. O aluno é quem cria. Ele é o protagonista de sua própria história e sua realidade, declarou a professora.

 

 

____________________________________________

 

 

Ao todo, 443 produções de todas as categorias foram selecionadas para as semifinais (regionais) em todo o Brasil. Destes, serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.

 


 

Reconhecimento da gestão municipal aos alunos participantes

 

A Prefeitura de Boa Vista certificará todos os alunos das escolas municipais participantes da Olimpíada deste ano. O evento será dia 25 de outubro, a partir das 16h, no Teatro Municipal. Serão 37 alunos homenageados, que terão seus textos disponíveis para visitação durante uma exposição. Os três finalistas municipais (Kayro Gabriel Matias, Danilo Oliveira e Marcel Aleixo) receberão também medalhas.

 

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

 

Todo ano, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil têm um desafio a cumprir por meio da Olimpíada de Língua Portuguesa, que em 2019 chega à sua 6ª edição. São cinco categorias ao todo: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião. Este ano, o concurso recebeu mais de 171 mil inscrições nas categorias.

 

Cabe às turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental produzir um poema que retrate bem o tema geral “O lugar onde vivo”. Em Boa Vista, 37 textos foram analisados. O tema propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

 

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

 

Alunos e professores passam por diversas fases, desde o lançamento nacional, inscrições, oficinas, etapas escolares, municipais, estaduais, semifinais (com direito a vigem para participar de atividades culturais e formativas) e, enfim, a etapa nacional com a seleção dos 28 alunos vencedores e seus professores. O Evento de premiação está prevista para o dia 9 de dezembro de 2019.

 

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil