Social

Selvinha Amazônica - Saiba onde encontrar um animal da fauna roraimense em Boa Vista

Em Boa Vista, todas as ações são pensadas e planejadas para as crianças, inclusive as obras e intervenções urbanas, desde abrigos de ônibus temáticos para a interação de pais e filhos à implantação da Selvinha Amazônica nas praças.

Por Shirleia Rios

02/10/2019

Fotos: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157711161357357

Em Boa Vista, todas as ações são pensadas e planejadas para as crianças, inclusive as obras e intervenções urbanas, desde abrigos de ônibus temáticos para a interação de pais e filhos à implantação da Selvinha Amazônica nas praças, que permite um novo conceito do brincar, com intencionalidade.


(Foto: Jackson Souza)

A Selvinha Amazônia, criada pela gestão da prefeita Teresa Surita, está situada em pontos turísticos da Capital da Primeira Infância. Os bichinhos são um atrativo a mais para a tornar a brincadeira ainda mais divertida, pois estimula a criatividade, proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, a construção de vínculos sociais e emocionais, a criatividade e traz autoconfiança.

Complexo Ayrton Senna (Foto: Jackson Souza)

Ay r t on Senna – O primeiro ponto a ganhar os bichinhos foi o trecho do Complexo Ayrton Senna, sentido Aeroporto , em frente ao Totozão . Os animais possuem características infantis, como se fossem filhotes. Vão desde t ucano, a tracajá, jandaia-sol, papagaio, iguana, onça-pintada, sucuri, jacaré-tinga e tamanduá.


Complexo Ayrton Senna (Foto: Andrezza Mariot)

Ayrton Senna – Outro trecho do Complexo Ayrton Senna foi contemplado, na semana passada, com a Selvinha. Desta vez, em frente ao cinema, foi instalado um exemplar gigante de Jacaré e filhotes em seu entorno. Na estrutura há ainda paredes de escaladas, escorregadores e os pais ainda podem subir no jacaré para brincar com os filhos.

Germano Sampaio

Germano Sampaio – Outro local que ganhou a Selvinha foi o Parque Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia, que conta com três exemplares de onça pintada, um com uma estrutura de 10m de comprimento, 7m de altura, 5m de largura e 13 toneladas, toda em cimento e concreto maciço e mais dois filhotes em tamanhos menores. A onça-pintada é um dos animais símbolo da Amazônia e um dos predadores mais importantes para manter o equilíbrio ecológico.

Praça do Mirandinha (Foto: Jackson Souza)

Mirandinha – A Selvinha Amazônica se estendeu para que crianças tanto na zona Oeste quanto da Leste pudessem aproveitar a novidade e, também já chegou à Praça do Mirandinha. O local recebeu uma estrutura gigante de iguana, que mede 9 metros de altura e pesa 13 toneladas, contendo paredes de escaladas.


Conjunto Pérola (foto: Jackson Souza)

Conjunto Pérola – Outro local contemplado foi a Praça Turística Genésio da Costa Aguiar, no Conjunto Pérola, que ganhou duas onças-pintadas, uma com sete metros e a outra com três metros, que desde então fazem a alegria da criançada.


Praça dos Bambus (Foto: Andrezza Mariot)

Bambus - A Praça dos Bambus ganhou uma cobra da espécie sucuri com 3,50 metros de altura e 17 metros de comprimento. Esse exemplar tem um diferencial: vem com escorregador, escada comum e de cordas e uma ponte de madeira. A ideia é proporcionar mais interação entre as crianças e o brinquedo.