Educação

No Dia de Aprender Brincando, alunos se divertem durante aula ao ar livre

o Complexo Ayrton Senna virou uma sala de aula ao ar livre para cerca de 30 alunos da Escola Municipal Cunhatã Curumin, entre eles, os atendidos na Sala de Recurso Multifuncional.

Por Ceiça Chaves

07/11/2019

Link das fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157711683369953

Nesta quinta-feira, 7, o Complexo Ayrton Senna virou uma sala de aula ao ar livre para cerca de 30 alunos da Escola Municipal Cunhatã Curumin, entre eles, os atendidos na Sala de Recurso Multifuncional. A atividade é alusiva ao Dia de Aprender Brincando, uma campanha internacional que mobiliza instituições do mundo inteiro em atividades lúdicas e aprendizado ao ar livre.

As crianças tiveram uma manhã de aula ao ar livre com direito a contação de histórias, atividades de pinturas, brincadeiras tradicionais, observação do ambiente, recreação nos brinquedos e piquenique. Foto: Claudia Ferreira
Em Boa Vista, a unidade já desenvolve o projeto Brinquedos Brincadeiras: A infância pintada por Cândido Portinari, com alunos da Educação Especial. Unindo o útil ao agradável, a escola se inscreveu no movimento global e levou as crianças para uma aula ao ar livre com direito a contação de histórias, atividades de pinturas, brincadeiras tradicionais, observação do ambiente, recreação nos brinquedos e piquenique.

As atividades foram direcionadas para as crianças especiais e com dificuldades de aprendizagem. A escola atende atualmente cerca de 17 alunos com alguma deficiência, tais como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, atraso comportamental e transtorno de deficit de atenção e hiperatividade.

A professora, Catarina Padilha, idealizadora do projeto foi quem conduziu as atividades na praça.
A idealizadora do projeto e da ação do Dia de Aprender Brincando foi a professora da Sala de Recurso Multifuncional, Catarina Padilha. Para ela, dar aula e aprender ao ar livre é muito mais prazeroso e significativo para a aprendizagem.

“ A escola Cunhatã Curumim, desde 2017 já vem desenvolvendo o projeto e o dia 7 de novembro foi enquadrada dentro da nossa programação. Hoje a praça é uma sala de aula. Aprender tendo acesso a outros ambientes faz com que as habilidades cognitivas sejam estimuladas. Tem como você perceber maior sonoridade, o contraste de cores, a luminosidade, o clima, que são aspectos viso motores e percepções já trabalhadas com essas crianças” , declarou.

O aluno Saimon Hendrix, 7 anos, se divertiu muito durante as aulas na praça.
O aluno Saimon Hendrix, 7 anos, possui uma deficiência física chamada agripose congênita, que o impossibilita de andar mas não o impede de fazer o que toda criança é capaz. “Foi bem legal hoje. Observei a natureza, os brinquedos e as historinhas. Eu tenho uma deficiência mas nada me impede de fazer as coisas, de brincar e me divertir”, declarou o menino com um sorrisão no rosto.

O secretário municipal de Educação, Arthur Henrique, esteve no local e brincou com a criançada.
O secretário municipal de Educação, Arthur Henrique, destacou a importância de colocar essas atividades em práticas, já que faz parte da politica de Primeira Infância da gestão da prefeita Teresa Surita e que está inserido no novo Currículo da Educação Infantil do município.

“ É um dia alusivo a uma atividade que já realizamos muito no município de Boa Vista, que é tirar as crianças da sala de aula para que elas aprendam no convívio delas com a cidade. O intuito não é só divertir as crianças mas fazer com elas aprendam durante uma prática que é interessante e no fundo é uma brincadeira pra elas” , declarou.

O Dia

O Dia de Aprender Brincando é um movimento global que acontece duas vezes ao ano, para celebrar e inspirar o aprender e brincar ao ar livre. Instituições de ensino do mundo todo têm levado suas práticas pedagógicas para fora da sala de aula , expandindo as aprendizagens para além dos muros da escola.

Atualmente mais de 50 países realizam as atividades no dia. No Brasil, é o quarto ano da campanha, promovida pela Associação Cidade Escola Aprendiz. A intenção é fomentar essas ações nas famílias e nas escolas, ressaltando o poderoso impacto que a brincadeira e aprendizado ao ar livre têm para uma infância feliz e saudável.