Esportes

Paratletas apoiados pela prefeitura participam de competição em São Paulo neste fim de semana

Apoiados pela prefeitura, através do programa Bolsa Atleta, Carlos Filho e Jhennifer Brasil embarcam neste sábado, 9, para a competição em São Paulo.

Por Fábio Cavalcante

07/11/2019

Neste domingo, 10, se inicia o Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica, na cidade de São Paulo (SP). E Boa Vista terá dois ilustres representantes que prometem fazer bonito e trazer à capital o devido reconhecimento. Apoiados pela prefeitura, através do programa Bolsa Atleta, Carlos Filho e Jhennifer Brasil embarcam neste sábado, 9, para a competição.

Carlos tem Síndrome de Down e Jhennifer tem autismo atípico. Mas ambos superam suas limitações, principalmente através do esporte. Os jovens atletas fazem parte da Aquática Marinho, única equipe de Roraima com atletas paralímpicos registrados na Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e ambos são os únicos paratletas apoiados pelo Bolsa Atleta.

Carlinhos, como é conhecido, participará pela segunda vez do campeonato nacional. E 2018, ele fez história sendo o primeiro paratleta de Roraima a representar o estado em uma competição brasileira. E nesse ano, vai disputar pelas provas de 50 metros livres e 50 metros costas.

Jhennifer, por sua vez, vai participar pela primeira vez de uma competição paralímpica oficial. Em São Paulo, a atleta nadará as provas de 50 e 100 metros livre, 50 metros costas e 50 metros borboleta. Para a treinadora deles, Kamyla Brasil, sem o incentivo conquistado por meio do Bolsa Atleta não seria possível esse projeto ser realidade.

“O programa Bolsa Atleta é fundamental e essencial. Nós conseguimos participar de todas essas viagens. Esse é o maior apoio público que temos, através da Prefeitura de Boa Vista. Então, as oportunidades que os nossos atletas têm acontecem graças a esse programa”.

Os atletas com sua treinadora, Kamyla Brasil: "O Bolsa atleta é o maior apoio público que temos, através da Prefeitura de Boa Vista"

Além disso, a treinadora está confiante e feliz pela participação deles nesta competição fora do Estado. “O sentimento de ver o Carlinhos e a Jhennifer indo para um campeonato tão expressivo como esse é de gratidão, um sentimento de alegria enorme de saber que estamos no caminho certo. E esperamos, claro, trazer bons resultados de lá da competição”, disse.

O Bolsa Atleta – O programa consiste em uma ajuda de custo garantida pela prefeitura a atletas de alto rendimento de modalidades olímpicas, durante um ano. Atualmente, 33 atletas e 9 treinadores são contemplados com o programa, nas categorias juvenil e adulto.

A ideia é que com o auxílio, os atletas possam se dedicar com exclusividade aos treinamentos e competições. As modalidades contempladas são as reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Com a bolsa, que varia entre R$ 500 e R$ 800, os atletas podem custear despesas com alimentação, material esportivo, taxas de inscrição em competições, transporte e outras despesas relativas ao desempenho esportivo.

=> Ouça a entrevistada: