Home|Notícias|Pequenos empreendedores expõem peças fabricadas durante a Feira de Negócios do JEPP
08/11/2019 16h35

Fotos no linkhttps://www.flickr.com/gp/170294565@N07/4S7x4M

Jornalista: Naira Sousa

Depois de muito planejamento e organização, chegou o dia dos alunos da rede municipal de ensino colocarem em prática os resultados dos trabalhos desenvolvidos por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Nesta sexta-feira, 8, os estudantes da Escola Municipal Newton Tavares tiveram a oportunidade de comercializar os produtos e obter bons lucros durante à abertura da Feira de Negócios.

A programação da Feira de Negócio ocorrerá ainda nos dias 14 e 19 de novembro em oito escolas. Este ano, mais de mil alunos estiveram envolvidos nas atividades de empreendedorismo, fruto de uma parceria que já existe deste 2016, entre a Prefeitura de Boa Vista e o Sebrae/RR.

Em busca de novos conhecimentos e experiências, os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Newton Tavares desenvolveram o bazar “Vem que tem”. Com a ajuda da comunidade escolar, os pequenos arrecadaram várias peças de roupas e as vendas foram um sucesso.

A mãe da pequena Eloisa, Eliane Thomas, aproveitou a Feira para comprar os produtos feitos pela filha e seus amigos.

Já os estudantes do 3º ano criaram a “Sucatolândia”. A mini loja estava cheia de brinquedos confeccionados com materiais recicláveis. “Montamos uma lojinha e percebemos que com o projeto aprendemos a dar mais valor as coisas, confeccionando os brinquedos com materiais simples que seriam jogados no lixo”, relatou a aluna do 3º ano A, Eloisa Thomas.

“A escola abraçou o projeto com muita alegria. Toda essa cultura do empreendedorismo foi trabalhada e hoje os estudantes estão comercializando. Depois vamos ver o total arrecado e as crianças vão decidir o que fazer”, explicou a gestora da escola, Wiliane Morais.

Segundo Elissandra Costa, analista técnica do Sebrae Roraima e gestora do projeto, o objetivo é desenvolver o espírito de coletividade e incentivá-los no desenvolvimento das habilidades.

“Percebemos o talento deles por meio do comportamento empreendedor e foi interessante ver também o envolvimento da família, o prestigio e a valorização das crianças. Esse é o momento para muita celebração, pois é o início de um novo caminho na vida deles”, disse Elissandra.

JEPP – Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e o Sebrae Roraima leva, desde 2016, o espírito empreendedor para dentro das escolas municipais.

O programa estimula os alunos a desenvolverem a criatividade, resolver problemas, além de prepará-los para as escolhas no futuro, como o mercado de trabalho. O JEPP é um método que contribui para o desenvolvimento social por meio da cooperação, cidadania e geração de renda de forma sustentável.

A implantação do projeto nas escolas municipais vem sendo articulada pela SMEC, que auxilia no acompanhamento de todo o processo, através de monitoramento contínuo e suporte nas ações desenvolvidas. Desde o início da parceria, foram atendidos 1.832 alunos, do 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental, distribuídos nas 37 escolas Municipais.

Confira o cronograma das escolas municipais nos dias 14 e 19 de novembro:

Feira de Negócios: 14/11/2019

Escola Municipal