Saúde

Prefeita Teresa entrega UBS totalmente reformada aos moradores do Cinturão Verde

Por Fábio Cavalcante

22/11/2019

No que diz respeito ao cuidado com a população, a Prefeitura de Boa Vista tem se empenhado para garantir uma saúde de qualidade a todos. E nesta sexta-feira, 22, foi a vez dos moradores do bairro Cinturão Verde receberem uma Unidade Básica de Saúde totalmente reformada. A solenidade de entrega ocorreu com festa nessa tarde, com a presença da prefeita Teresa Surita.

O prédio recebeu nova cobertura, pintura, revestimento de piso em cerâmica, renovação das instalações elétricas e hidrosanitárias, climatização do ambiente e um espaço para crianças (playgrounds). Além disso, ganhou mais duas salas, sendo uma no anexo de cima e outra embaixo.

O recurso utilizado para a obra foi de R$ 342.540,59, viabilizado por meio de convênio do Ministério da Saúde e contrapartida da prefeitura. A solenidade de entrega contou com a presença do ex-senador Romero Jucá, responsável por viabilizar muitos recursos para Boa Vista, principalmente na área da saúde.

Para a prefeita Teresa Surita, hoje a saúde no município está bem melhor, tendo em vista todo esforço empregado para oferecer um serviço de qualidade à população, mesmo diante da crise migratória, responsável pelo aumento das demandas nas UBS e no Hospital da Criança.

“ Uma das áreas em que a gente mais avançou foi a saúde, nesses dois mandatos que tive como prefeita. Ainda temos muitos problemas por conta da migração, que aumentou as demandas de atendimento, além de perdermos 25 médicos do programa Mais Médicos. Mas mesmo com toda essa crise, nós temos medicamentos e uma outra condição de atendimento. E estamos fazendo o possível para prestar o melhor serviço à população”, afrirmou a prefeita.

Morador há 25 anos do bairro Cinturão Verde, o aposentado José Laurindo de Oliveira é um dos pacientes da UBS, onde faz tratamento de hipertensão. Ao ver a nova estrutura da unidade, com um visual totalmente diferente e novos equipamentos, ele ficou encantado, pois a considera sua segunda casa.

“ Toda semana estou aqui no posto. O pessoal é muito gentil e com todos que vêm aqui. Mas, para ser sincero, eu gostei muito dessa reforma, pois a gente precisa. E sou muito grato pelo trabalho que a prefeita fez em nosso bairro”, disse o aposentado.

Outras UBS reformadas

Além da UBS Cinturão Verde, outras já foram reformadas e entregues à população: UBS Raiar do Sol, UBS Sen. Hélio Campos e UBS Sayonara Dantas. Atualmente está em reforma a unidade: UBS Pr. Luciano G. Rabelo (Centenário).

Este mês ainda, a unidade do Equatorial mudou para um novo prédio, alugado, agora com a nova estrutura física é possível oferecer os serviços de nebulização e teste do pezinho, que antes não era ofertado por conta da estrutura da unidade.

Previsão de reformas para 2020: UBS Aygara Motta (Cidade Satélite), UBS Silvio Leite, UBS Jorge A. Gurjão (Laura Moreira – Cidadão), UBS Buritis e UBS Pricumã. Unidades construídas do zero.

Das 34 unidades, quatro são prédios novos construídos entre 2017 e 2018 em locais que não possuíam unidades: UBS Arminda Gomes (2017), no bairro Jóquei Clube; UBS Edna Bezerra (2018), no Aeroporto; UBS Rubeldimar Maia (2018), no São Bento e a UBS Hélio Macêdo (2018), no Jardim Caranã.

Além disso, de 2013 até hoje, unidades 7 unidades receberam manutenção de grande porte, como UBS 31 de Março, UBS Asa Branca, UBS Lupércio Lima (Pintolândia), UBS 13 de setembro, UBS Olenka Macellaro (Caimbé), UBS Delio Tupinambá (Nova Cidade) e UBS Mariano de Andrade (Caranã). Todas as demais unidades passam por manutenções preventivas e corretivas rotineiramente.

=> Ouça os entrevistados:

- Prefeita Teresa Surita

José Laurindo de Oliveira paciente da UBS