Home|Notícias|Saúde - Prefeitura promove conscientização sobre sífilis e prematuridade
29/11/2019 16h00
Saúde - Prefeitura promove conscientização sobre sífilis e prematuridade

A ação foi voltada para grupo de grávidas da unidade básica Olenka Macellaro, no Caimbé

Fotos: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157711987831316

Jornalista: Jamile Carvalho

Na manhã desta sexta-feira, 29, foi dia de prevenção e cuidados com a saúde. A unidade básica de saúde Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, promoveu uma ação voltada em especial para o grupo de gestantes da unidade.

O assunto em pauta abordou a prevenção e cuidados com a Sífilis congênita e medidas para evitar o nascimento prematuro dos bebês. Além de palestras, atendimento médico e de enfermagem, foram realizados testes rápidos e atendimento odontológico.

A enfermeira Enmily Feitosa destaca a importância de orientar sobre os cuidados e exames que as grávidas devem ter durante o pré-natal. “A ideia é trabalhar a orientação e conscientização das grávidas, para que elas entendam a importância de fazer o pré-natal e o teste rápido, tanto para a mulher como para o seu parceiro. A sífilis pode acarretar em um parto prematuro e tudo isso é avaliado e identificado durante o pré-natal”, disse.

Elimarth Mata, de 22 anos, está em sua terceira gravidez e aprendeu nesta manhã que cuidar da saúde bucal evita a prematuridade. “Esse tipo de ação é muito bom porque cuida da gente e do bebê, para mim foi novidade aqui hoje saber que cuidar da saúde bucal durante esse período evita a prematuridade”, afirmou.

Além dos profissionais de saúde da unidade, a ação contou com a parceria e o apoio da ONG Prematuridade e os acadêmicos da Faculdade Cathedral.

Sífilis – a sífilis congênita é transmitida para o bebê em qualquer fase da gestação, mas de forma rara, pode acontecer no momento do parto. Os perigos para a criança são graves e variam do nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, lesões na pele, problemas respiratórios até complicações tardias, como alterações de face e ósseas, surdez neurológica, deficit cognitivo e nos casos mais graves a sífilis congênita pode levar a óbito.

Todas as unidades básicas de saúde da prefeitura realizam o pré-natal, disponibilizam os testes rápidos e a medicação para Sifilis. Os encontros de grávidas são a cada 15 dias e abordam temas relacionados a gestação e com foco na saúde da mãe e do bebê.