Cidadania

Transparência pública - Boa Vista terá primeira Maratona de Informação - Infothon

Evento da área de jornalismo contará com um seminário, concurso e o lançamento do Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista.

Por Gleide Rodrigues

11/11/2019

Nos dias 25 e 26 deste mês, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, promove a primeira Maratona de Informação - “I Infothon de Boa Vista”, no Teatro Municipal. O evento é composto por um seminário e um concurso jornalístico que abordarão temas como transparência no setor público e primeira infância.

Na ocasião, também será lançado o Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista, uma ferramenta de transparência que disponibilizará a todos os cidadãos dados e indicadores de áreas essenciais do município como Educação, Saúde, Obras, Gestão Social e Primeira Infância.

O interessado em participar do seminário deve se inscrever clicando no link Seminário - I INFOTHON DE BOA VISTA

Para a prefeita Teresa Surita, o Infothon e o Observatório são maneiras de aumentar a transparê ncia e o acesso à informação sobre o município ao cidadão comum, às instituições e à imprensa, fundamentais à democracia.

A transparência é uma das marcas da nossa gestão. Disponibilizaremos dados e indicadores da gestão municipal, com informações de fácil entendimento para toda a população, que poderá acessá-las a qualquer momento e acompanhar o trabalho da prefeitura , explicou a prefeita Teresa Surita.

___________________________

Informações importantes para quem deseja participar

Qualquer pessoa pode participar do primeiro dia de evento , marcado para segunda-feira, 25, a partir das 8h. Contudo, o público-alvo é de profissionais e estudantes de Comunicação Social, que atuam nas áreas de jornalismo, marketing, publicidade/propaganda, relações públicas e afins. A programação terá palestras e mesas redondas sobre temas atuais como: Jornalismo em Tempo de Fake News, Transparência no Setor Público e Primeira Infância.

A novidade do evento fica por conta da Maratona de Informação, que ocorrerá no dia 26. O concurso vai reunir 12 duplas de estudantes da área de Comunicação Social , que produzirão uma reportagem especial sobre o tema Primeira Infância, utilizando dados disponibilizados no Observatório.

As inscrições para o “I Infothon de Boa Vista” serão gratuitas e deverão ser feitas por meio do link https://www.ticketphone.com. br/596 , a partir desta terça-feira, 12, até as 23h59 de sexta-feira, 15.

Durante o período de inscrição, servidores da Secretaria Municipal de Comunicação estarão na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e na Estácio de Sá para auxiliar, fazer inscrições e tirar dúvidas dos interessados em participar do evento.

Todas as regras do “I Infothon de Boa Vista” constam no edital publicado no Diário Oficial do Município do dia 5 de novembro de 2019 .

Maratona de Informação vai premiar acadêmicos de Comunicação Social

É um concurso destinado apenas a estudantes de Comunicação Social, com habilitações em jornalismo, marketing, publicidade/propaganda e relações públicas. Serão selecionadas 12 duplas com base em critérios estabelecidos no edital, que produzirão uma reportagem sobre o tema Primeira Infância. O objetivo é oferecer aos estudantes a vivência de uma redação jornalística.

Os competidores terão oito horas para apurar e escrever a reportagem. Durante a maratona, as duplas contarão com o auxílio de jornalistas profissionais (coachs) que darão dicas e direcionamento sobre como produzir o material jornalístico.

Ao longo da maratona, os competidores terão acesso ao Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista e a fontes especializadas das secretarias municipais de Saúde, Educação, Obras, Gestão Social, Projetos Especiais, Finanças e Ciência e Tecnologia que fornecerão dados e informações sobre do município.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por jornalistas e professores universitários da área de comunicação. As três melhores reportagens serão premiadas com viagens e publicação do material em veículos de comunicação locais.

___________________________

Premiação

1º lugar

Viagem a Brasília

Visita à sucursal da Rede Amazônica de Televisão em Brasília

Entrevista com a dupla vencedora e exibição na programação do Amazon Sat

Publicação da reportagem no Portal Amazônia, mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista

2º lugar

Viagem a Manaus

Visita à redação da Rede Amazônica de Televisão em Manaus

Publicação da reportagem nas mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista

3º lugar

Visita à redação da Rede Amazônica de Televisão em Boa Vista

Publicação da reportagem nas mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista

Programação

Segunda-feira 25.11

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

9h10 – Apresentação do Observatório de Boa Vista – Lilian Veltman (Matizes/Caiena)

9h25 – Fala institucional – Prefeita Teresa Surita

9h35 – Palestra: “Jornalismo em Tempo de Fake News” - Sérgio Praça (Revista Exame)

10h15 – Palestra: “Transparência na Gestão Pública”

10h55 – Mesa Redonda

14h30 – Apresentação artística

14h40 – Palestra: “Primeira Infância” - prefeita Teresa Surita

15h20 – Coffee Break

15h40 – Palestra: “Jornalismo na Perspectiva da Primeira Infância” - Luciana Abade (ANDI – Comunicação e Direitos)

16h20 – Mesa Redonda - mediadora: Profa. Dra. Vângela Moraes - UFRR

16h55 - Sorteio de brindes

17h10 – Apresentação das duplas da Maratona de Informação – Infothon

17h30 – Encerramento

Maratona de Informação – Infothon

Terça-feira 26.11

8h30 – Início da Maratona de Informação

16h30 – Entrega das reportagens

20h – Divulgação dos resultados e premiação