Servidor

Capital da 1ª Infância - Prefeita Teresa aumenta período de licença maternidade para servidoras municipais

A prefeita Teresa Surita sancionou nesta sexta-feira, 27, a lei de autoria do Executivo, que aumenta para 7 meses o período de licença maternidade para todas as servidoras municipais.

Por Shirleia Rios

27/12/2019

A prefeita Teresa Surita sancionou nesta sexta-feira, 27, a lei de autoria do Executivo, que aumenta para 7 meses o período de licença maternidade para todas as servidoras municipais. A lei passa a valer a partir de janeiro de 2020. Boa Vista é a única cidade do Brasil a garantir a licença maternidade por esse período.

A lei reforça a política de valorização da Primeira Infância e o cuidado com as mães servidoras, que agora poderão passar mais tempo com filhos, proporcionando assim o fortalecimento do vínculo afetivo e o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem.

Hoje , a Prefeitura de Boa Vista possui 7.069 servidoras municipais. Cerca de 100 delas estão grávidas e já serão beneficiadas com a licença de 7 meses.

“Estamos sancionando uma lei de autoria do executivo, onde passamos o prazo da licença maternidade de seis para sete meses. Como nós somos a Capital da 1ª Infância e como nós fazemos muitas ações em todas as áreas da prefeitura voltadas para a 1ª Infância, hoje ampliamos esse prazo por entendermos os benefícios que isso trará para mães e filhos e para toda a sociedade”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Ela acrescentou que a fase mais importante da vida do ser humano é a 1ª Infância e estimular esse vínculo com um mês a mais faz a diferença “Eu me sinto muito feliz de ter tomado essa decisão, de ser aprovado pela Câmara e agora ser lei e poder beneficiar tantas gestantes do município de Boa Vista”, garantiu.

Das 27 capitais: 4 prefeituras garantem quatro meses de licença (João Pessoa, Teresina, Porto Alegre, Florianópolis), 22 prefeituras 6 meses de licença e apenas Boa Vista garante 7 meses.

Samanta Medeiros – servidora

“A gente não vai fortalecer só um vínculo emocional, mas também neurológico. Eu fico muito feliz que a prefeita vê realmente (Boa Vista) como a Capital da Primeira Infância, ela se importa muito com os primeiros anos de vida dos nossos filhos. É um prazer para mim ter mais um mês, mais um tempo para dedicar tanto a amamentação, quanto a introdução de alimentação da minha filha e poder cuidar melhor dela”, declarou a servidora Samantha Medeiros, que está no oitavo mês de gestação.

O que dizem os especialistas sobre mãe e filho passarem mais tempo juntos

Adelma Figueiredo – médica pediatra – presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria.

“O bem que se faz ao lactente nos primeiros mil dias de vida repercute por toda a vida, da infância a senilidade. Lembrando a mãe não só alimenta o seu bebê, ela estimula e garante a segurança emocional (vínculo mãe-filho) fundamentais no início da vida. Isso não repercutirá só para a criança e sua família, pois um bebê bem alimentado, estimulado e seguro emocionalmente significa mais inteligência, menor evasão escolar, menor violência e maior produtividade econômica para toda a sociedade”.

Valéria Reinbold – enfermeira.

“A mãe tendo a oportunidade de poder passar mais tempo com seu filho é superimportante para o desenvolvimento do cérebro do bebê e emocional, já que estudos mostram que há um ‘jogo de ação e reação’ entre o binômio mãe-filho, que deve acontecer em um ambiente saudável e acolhedor para o bebê. Ou seja, quanto mais tempo a mãe passar com o bebê, melhor será para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e de aprendizagem”.

Elane Florêncio - psicóloga

Elane Florêncio – psicóloga.

“O fato das mães e os bebês poderem ficar mais tempos juntos proporciona o aumento do vínculo entre eles. Esse aumento é contínuo, é para sempre. Durante todos os dias é para ser fortalecido, e a mão poder ficar um mês a mais, ainda possibilita a ela iniciar a alimentação inclusiva, cumprir com o papel da amamentação exclusiva conforme a Organização Mundial de Saúde orienta. Quanto mais tempo a mãe passa com a criança, mais segura a criança se sente. Ela vai crescer e se desenvolver mais apegada a mãe e mais segura, no que diz respeito ao desenvolvimento e aos laços que serão fortalecidos todos os dias”.

Confira alguns das ações desenvolvidas pela Capital da 1ª Infância

Desde 2013 a gestão a prefeita Teresa Surita desenvolve diversas ações voltadas a Primeira Infância, dentre elas estão: Programa Família que Acolhe, a Universidade do Bebê, a Leitura Desde o Berço, o Programa de Visitação Domiciliar, vagas garantidas em creches, o Caminhos da Primeira Infância, a Selvinha Amazônica, o Fórum Nacional da Primeira Infância, Abrigos de ônibus temáticos, Currículo Escolar da Educação Infantil, Spa do Bebê, Playgrounds com piso emborrachado nas escolas e praças.