Home|Notícias|Convite - Seminário de Educação Especial vai debater sobre o autismo nesta segunda e terça-feira
02/12/2019 11h31

Participarão cerca de 150 pessoas, dentre eles, profissionais da educação municipal e pais das crianças atendidas no Centro Municipal Integrado de Educação Especial.

Visando debater sobre o tema “O Autismo e as implicações no processo de desenvolvimento integral da pessoa”, a Prefeitura de Boa Vista promove nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3, o II Seminário de Educação Especial. O evento será no Teatro Municipal e contará com palestras, mesas de debates e relatos de experiências.

Confira a programação:

02/12/2019 – Segunda-feira (tarde)

14h – Solenidade de Abertura (Apresentação Cultural)

14h30 - Palestra: Transtorno do Espectro do Autismo: dos Limites às Possibilidades de Desenvolvimento da Pessoa - Palestrante: Drª. Charlote Buffi Briglia – Neuropediatra

15h30 - Palestra: Os Desafios dos Processos de Aprendizagem, Comportamento e Relação Familiar em Face do Autismo: limites, possibilidades e avanços dentro da perspectiva institucional - Palestrantes: Cézar Antonio Fabian Ramirez – Psicólogo e Pedagogo / Akel Estevan Dias – Psicóloga

17h - Relato de Experiência dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino

17h30 – Mesa de Debates: Palestrantes: Drª. Charlote Buffi Briglia; Akel Estevan Dias; Cézar Antonio Fabian Ramirez

Participação dos Relatos de Experiências - Mediadora Ana Paula Carvalhal – Assistente Social

03/12/2019 – Terça-feira (manhã)

8h – Palestra: Desordens Sensoriais no Transtorno do Espectro Autista - Palestrante: Silvana Alves Queiroz - Pedagoga

9h – Palestra: Aspectos Neurobiológicos Relacionados Ao Autismo - Palestrante: Jussara Barbosa – Psicopedagoga

10h – Relatos de Experiencia de Pais/responsáveis de Estudantes: Marcos Roberto Kulesza; Macinete Pires Cardoso Duarte.

10h30 – Mesa de Debates: Palestrantes Silvana Queiroz; Jussara Barbosa; Pais/responsáveis de Estudantes Atendidos: Marcos Roberto Kulesza; Macinete Pires Cardoso Duarte - Mediadora(a) Ana Paula Carvalhal.

03/12/2019 – Terça-feira (tarde)

14h – Palestra: A Interação com o Outro na Perspectiva da Pessoa Autista – do silêncio à sensibilidade - Palestrante: Thalyany Cristyny Garcia Gonçalves - Fonoaudióloga.

15h – Palestra: O Autismo a partir de uma Perspectiva Sensorial - Palestrante: Mona Cristina de Lima – Terapeuta Ocupacional

16h – Relatos de Experiências: Daniela Delmina Nascimento Tavares de Menezes – Mãe de Estudante

16h30 - Mesa de Debates: Palestrantes - Thalyany Cristyny Garcia Gonçalves; Mona Cristina de Lima - Mãe de Estudante Atendido: Daniela Delmina Nascimento Tavares de Menezes.

18h - Encerramento